Pesquisa aponta: consumidores querem comprar mais móveis em 2020

Seja na TV, jornais ou em sites, somos bombardeados o tempo todo com notícias sobre a temida “crise econômica”. Isso gera insegurança tanto por parte dos lojistas que temem em fazer investimentos quando pelos clientes que evitam fazer compras.

Mas o cenário não é tão ruim assim, pelo contrário, é promissor! Pelo menos foi o que revelou uma pesquisa feita pelo “Instituto Locomotiva”.

Das 1.500 pessoas entrevistadas, 33% delas estão dispostas a comprar móveis, carros e eletrodomésticos no ano que vem.

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A pesquisa, feita este ano com brasileiros com mais de 18 anos, também revelou outro dado importante: 81% os consumidores estão mais preocupados com a qualidade do que com o preço. Ou seja, eles estão dispostos a pagar um pouco mais para ter produtos de qualidade.

Outra tendência revelada pela pesquisa, é que os consumidores estão menos preocupados com as líderes do mercado, ou seja, se eles encontrarem o produto que querem, não o farão por causa da marca, mas sim pela qualidade.

Importante ficar atento também para outro índice: 83% dos consumidores revelaram o desejo de serem mais ouvidos pelas empresas.

Existem várias formas de você fazer isso. Já falamos sobre este assunto em um blog post, mas basicamente você deve ter um canal ativo de comunicação com seu cliente, ou seja, um espaço para que ele possa se manifestar.

Essas informações são valiosas e podem ser usadas para planejar suas compras e, consequentemente, aumentar suas vendas!

Outro ponto que também chamou a atenção na pesquisa é a questão da identificação dos clientes com as marcas: 68 milhões de consumidores brasileiros não se identificam com nenhuma marca de empresas varejista. São 43% dos brasileiros que acreditam estar distante das empresas.

Por isso é importante você conhecer seu público alvo e trabalhar muito bem o branding da sua marca, ou seja, cuidar para que todas as áreas da sua loja sejam atraentes e bem conceituadas na mente das pessoas.

Fique atento também para o perfil de público que tem poder aquisitivo e que irá movimentar muito as vendas nos próximos 12 meses:

– Mulheres com renda própria: representam 41% de todo o dinheiro que circulará na economia;

– Pessoas com 50 anos ou mais: são 50 milhões de pessoas que deverão movimentar R$ 2,1 trilhões na economia; 

Mais dados importantes levantados pela pesquisa:

– Os consumidores estão mais exigentes: 85% deles acreditam que as empresas devem respeitá-los mais!

– Eles têm mais consciência dos seus direitos como consumidor;

– O comportamento “omnichannel” deverá crescer cada vez mais.

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Aproveite estas informações e verifique se você está alinhado com as novas tendências e exigências do consumidor. Assim você pode planejar novas ações, ganhar em competitividade e aumentar os lucros! 

 

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