Comece já a preparar sua loja para o final do ano  

 

Lojista, que tal começar a preparar sua loja para o final do ano? Se você acha que ainda é cedo, lembre-se que para alavancar suas vendas nessa época é preciso muito planejamento e mais: muitas ações demandam tempo. Lembre-se de que não estamos falando apenas do Natal e Ano-Novo. Em novembro temos a Black Friday (que este ano cai no dia 29) e você não vai querer perder estas datas, certo? Então vamos lá! Veja o que pode ser feito desde já.

 

1 – Planejamento

Você já sabe que no final do ano suas vendas aumentam, e isso é ótimo. Por isso comece a conversar com seus representantes e fornecedores sobre sua demanda para este período. Mas atenção! Essa é apenas a fase do planejamento e não de compra. Assim você não corre o risco de ficar com produtos parados em estoque (o que gera prejuízo) e nem deixa de oferecer novidades que estão vindo por aí.  

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2 – Tendências

Faça uma análise de mercado quanto às tendências. Procure saber quais as novidades que estão sendo lançadas. Para isso converse com os representantes das indústrias, mas também fique antenado no mercado através da mídia especializada. Revistas e sites do setor são ótimas fontes de informação. E mais: procure saber também o que o consumidor está querendo e quais são suas necessidades.  Estas informações podem ser passadas a você através da sua equipe de vendedores, que estão em contato direto com seus clientes. Além disso, consulte seus indicadores. Eles vão lhe dizer quais peças estão saindo mais, em que material, cores, entre outras informações.

 3 – Vendedores

Este é um ponto crucial para alavancar suas vendas de final de ano. Já falamos muito sobre como motivá-los afinal, eles são a peça-chave para o sucesso das suas vendas. Existem muitas formas de fazer isso. Uma delas, a mais comum, é atrelar uma comissão diferenciada para as vendas de final de ano. Outra é estabelecer metas e premiar quem conseguir batê-las. Também é muito importante não esquecer que a sua equipe precisa de treinamento constante. Seus vendedores devem ter todas as informações sobre os móveis “na ponta da língua”. Nada mais frustrante para o cliente do que um vendedor despreparado.

 

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4 – Divulgação

Depois que seu planejamento e sua estratégia de vendas estiverem estruturados, comece a pensar na divulgação. Como fazer com que seus produtos e promoções cheguem até seus clientes e como divulgar sua loja para quem ainda não a conhece? A vantagem de começar a pensar nisso agora, é que você pode analisar várias estratégias para isso e, quando surgir uma ideia boa, poderá colocá-la em prática a tempo. Vamos pensar, por exemplo, que você resolveu investir em outdoors. Antecipando-se aos seus concorrentes, você poderá conversar com quem oferece este serviço na sua cidade e reservar os melhores espaços para o final do ano.

 

5 – Decoração

Showroom, vitrines, cartazes e brindes. Providenciando tudo com antecedência é possível negociar melhores preços e prazos com os fornecedores! Além disso, você não corre o risco de que a decoração da sua loja fique com aquela cara de “improvisada” para o Natal. E como ainda tem algum tempo até o final do ano, seja criativo! Surpreenda seus clientes e destaque-se da concorrência!

 

Como você viu, fazer um bom planejamento com antecedência só traz vantagens, e as chances de que sua loja venda ainda mais no final do ano são muito maiores. 

 

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