Cinco dicas infalíveis para motivar seus vendedores

Já passamos do meio do ano e nesse ponto você já deve ter feito um balanço de suas vendas do 1º semestre. E se a gente te disser que dá para melhorar ainda mais estes números até o final do ano?

Neste blog post você vai conhecer cinco dicas de ouro para motivar ainda mais seus vendedores afinal, eles fazem toda a diferença no sucesso (ou fracasso) das suas vendas. Veja o que fazer!

 

1 – Crie um plano de vendas

“Ok, mas eu já fiz isso”. Sim, mas será que usou a melhor estratégia? O segredo aqui é criar um clima de suspense. Diga aos seus vendedores que você está preparando uma nova estratégia de vendas, mas não conte exatamente o que está planejando. Aproveite para dizer também que sugestões serão bem-vindas e que, durante a apresentação, as melhores ideias serão apresentadas. Eles se sentirão incentivados e pode até acontecer uma competição sadia.

No dia da apresentação prepare um evento de lançamento! Reúna toda a equipe na loja e apresente toda a campanha: produtos, preços, condições de pagamento, material de apoio publicitário físico e digital e é claro, as melhores ideias apresentadas pela sua equipe.

 

2 – Anuncie um plano de incentivos

Durante a apresentação do plano de vendas, reserve um espaço especial para anunciar planos de incentivos baseados nas vendas. Estabeleça um sistema de pontuação para cada venda realizada, de preferência baseado no valor: quanto maior o valor da venda, mais pontos seu vendedor vai acumular. Com estes pontos ele poderá retirar mercadorias da loja ou outros itens de desejo como aparelhos de telefone celular, televisores, um jantar para duas pessoas ou até comissões em dinheiro. Como você já conhece sua equipe, escolha o tipo de premiação mais desejada por seus vendedores.

VEJA TAMBÉM: COMO EVITAR CONFLITOS ENTRE DIFERENTES GERAÇÕES DE VENDEDORES

 

3 – Cine motivação

A princípio a ideia pode parecer estranha, mas funciona. Separe um espaço na loja e exiba, uma vês por mês, um filme motivacional. Se não puder reunir toda a equipe (para que a loja não fique sem vendedores), faça um rodízio. Entre os filmes que podem motivar seus vendedores estão: “À procura da Felicidade”, “O Homem que mudou o jogo”, “A rede social”, “O Sucesso a qualquer preço”, “O Lobo de Wall Street”, entre outros. Alguns vendedores podem ter visto alguns destes filmes e, nesse caso, podem incentivar os outros vendedores a participar deste projeto. Após a sessão, promova uma rápida discussão sobre o que cada um aprendeu com o filme e incentive-os a colocar as lições do longa em prática.

 

4 – Gamificação

Você já deve ter ouvido este termo, mas sabe como usá-lo para motivar seus vendedores? É fácil! Trata-se de inserção de elementos de jogos e brincadeiras aplicados às vendas. Isso é usado para tornar o processo de vendas mais atrativo e desafiador para seus vendedores. Um exemplo: a cada “X” clientes satisfeitos, seu vendedor ganha um troféu, uma medalha ou outro tipo de recompensa. Você pode aplicar esta estratégia de forma individual ou para toda a equipe. Nesse caso, a bonificação pode ser igual para todos os vendedores quando a meta do mês for atingida.

 

5 – Benefícios

Junto com o salário e horário de trabalho, os benefícios estão entre os itens que mais motivam os vendedores. Eles podem ser de vários tipos: descontos em farmácias, plano de saúde, vale alimentação com valor diferenciado e até ingressos para cinema e shows entram na lista. Deixe que seu vendedor escolha quais os benefícios ele tem mais interesse e deixe claro que eles estão atrelados ao seu desempenho nas vendas. Apenas tome cuidado para não “estourar” seu orçamento e comprometer seu planejamento financeiro.

 

Aproveite que o segundo semestre traz oportunidades incríveis como a Black Friday e o Natal e comece desde já a motivar sua equipe para aumentar ainda mais suas vendas.

 

VEJA TAMBÉM: COMO PREPARAR SEUS VENDEDORES PARA A BLACK FRIDAY E NATAL

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!