Quer vender mais? Otimize seu processo de compras!

Compras. Quanto comprar? De quem? Em que quantidade? Como pagar? Você que é lojista sabe que estas perguntas fazem parte da sua rotina. E sabe também que as respostas pra elas fazem toda a diferença no sucesso das suas vendas.

Existem algumas maneiras para otimizar este processo. Separamos as principais. Veja:

 

1 – Organize

Muitas das orientações que você vê aqui parecem óbvias, mas é sempre bom lembrar. Uma delas é o planejamento e, quando se fala em compras, isso envolve bem mais do que colocar os dados em um papel. Mas também não quer dizer que você precise de uma equipe e nem de um funcionário somente para isso. Aqui o importante é que todas as informações fiquem concentradas e organizadas em um só lugar para que possam ser consultadas com facilidade. Esses dados lhe darão informações importantes como: qual produto está saindo mais e em que cor, em que época do mês, como está o estoque, ou seja, você deve ter uma visão global sobre a demanda.

 

2 – Representantes

São o principal canal de comunicação com seu fornecedor, por isso seu relacionamento com eles é muito importante. Conhecer o papel deste profissional é fundamental para que você saiba como deve ser seu relacionamento com ele. Um bom representante deverá conhecer bem o seu negócio para lhe apresentar os produtos desejados pelo seu público alvo. E mais: deverá lhe informar sobre novidades e fornecer informações precisas sobre os produtos e prazo de entrega. Saber negociar também é altamente desejável pois ajustar preços e prazos de uma forma que fique bom para os dois lados é quase uma arte.

 

3 – Estoque

Uma boa gestão de compras passa, necessariamente, por aqui. É preciso saber sempre olhar para trás (estoque) e para a frente (demanda). O “pulo do gato” é manter o equilíbrio entre um e outro. Produtos em estoque geram despesas como manutenção e possíveis avarias aos móveis, sem falar na desvalorização que eles sofrem com o passar do tempo, pois o consumidor gosta de novidades. Por outro lado, você precisa ter produtos disponíveis para pronta entrega, tão importante que serve como argumento de venda. Nada deixa o cliente mais desapontado do que: “vamos fazer o pedido para o fornecedor e vai demorar uns dias”. Então, olho no estoque!

 

VEJA TAMBÉM: COMO GERENCIAR O ESTOQUE DA SUA LOJA!

 

4 – Cotação

Você já sabe quais são os móveis que quer vender. Então, na hora de comprar, pesquise, faça uma cotação de preços com pelo menos três fornecedores. Mas atenção! O preço é importante, porém nunca se esqueça da qualidade. Um consumidor que levar para casa um conjunto de jantar bonito e barato, mas que começar a “desmontar” após alguns meses de uso, jamais voltará a comprar com você e mais: poderá ser um detrator da sua marca! Tenha em mente que você deve oferecer produtos de boa qualidade com preço justo! Outro ponto importante: na hora de negociar com seu fornecedor é preciso deixar claro que o prazo de entrega deve ser respeitado. Lembre-se de que você depende disso para ter um estoque organizado.

 

5 – Tecnologia

Os softwares de gestão de compras estão aí para serem usados! Existem vários, inclusive os que vão além desta função e que englobam todas as etapas do varejo. Com eles é possível controlar o fluxo de caixa, estoque, gerar relatórios, emitir Notas Fiscais entre outras rotinas. Se quiser ir além, existem programas mais robustos que gerenciam seu relacionamento com os fornecedores. Com eles é possível fazer orçamentos, controlar os pedidos e compras, entre outras facilidades. Você se organiza melhor e economiza tempo.  

 

Sabemos que o processo de compras envolve muitas etapas e pode ser complicado. Por isso procure seguir estas orientações. Assim você otimiza seu processo de compras evitando prejuízos e oferece produtos de qualidade com preços justos para seus clientes.

 

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