Saiba como aumentar o ticket médio da sua loja

Ticket médio. A esta altura esperamos que você, lojista, saiba o que isso significa. Pode até ser que você saiba o que é, se preocupe com isso, mas conheça por outro nome.

Para quem ainda não sabe, ticket médio é a média do valor por vendas. Por exemplo: se você vendeu R$ 3 mil em 10 vendas, logo seu ticket médio é de R$ 300. 

Trata-se de uma métrica financeira importantíssima que precisa ser monitorada constantemente, pois, a partir desses números, é possível traçar estratégias e aumentar suas vendas.

 

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Separamos as principais maneiras de aumentar o ticket médio da sua loja. Veja:

 

1 – Clientes

Tudo bem, você tem uma boa carteira de clientes e está satisfeito com ela. Cuidado! Um dos maiores erros dos lojistas é achar que estes clientes já estão “conquistados” e parar de promover ações de relacionamento. Existem várias formas de fazer isso. Uma delas é disparar uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, oferecendo um desconto exclusivo para eles em determinado produto. Outra maneira é criar um programa de fidelidade que dá descontos progressivos conforme eles façam as compras. Esses programas de relacionamento e fidelidade podem ajudar a aumentar o ticket médio da sua loja não só pelas vendas, mas também por levarem o cliente até a sua loja. Aí vem o segundo passo:

 

2 – Cross selling e up selling

Uma vez dentro da loja, você pode utilizar essas técnicas de marketing com seus clientes para que eles gastem mais, o que consequentemente eleva seu ticket médio. No cross selling, seu vendedor oferece um produto que complementa o outro. Por exemplo: seu cliente acabou de comprar um jogo de sofás. Ofereça a ele um conjunto de almofadas que combinem com ele ou um tapete com as dimensões adequadas para o novo móvel! Já o upselling é um pouco mais trabalhoso. Vamos voltar ao jogo de sofá: seu vendedor deve convencer o cliente a levar um sofá um pouco mais caro. Para isso ele deve ser treinado, afinal o cliente deve entender porquê está gastando mais. Pode ser um produto de melhor qualidade, exclusivo, com design diferenciado, entre outros argumentos.

 

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3 – Incentivos

O aumento do seu ticket médio está diretamente ligado a habilidade e boa vontade dos seus vendedores. Então é preciso que eles se sintam incentivados! Além de um bom treinamento, você pode vincular uma meta relacionada ao ticket médio de cada venda. Para fazer isso você pode incluir essa métrica como um indicador de desempenho individual e coletivo da equipe. “Ah, mas isso é muito difícil e demanda tempo”. De maneira alguma! Existem ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) que fazem isso de forma automática, basta inserir os dados das vendas!

 

4 – Brindes

Aqui também estamos falando de fidelização. Presentear os clientes que gastam mais com brindes parece uma ação bem óbvia e até simplista. Pode até ser, mas dá resultado! Apenas tenha o cuidado de planejar muito bem esta ação para que ela lhe dê o retorno esperado. Uma boa dica é, antes de entregar o brinde, dizer ao cliente que se trata de uma ação promocional e que está ligada ao bom relacionamento e à estima que a loja tem por ele. Assim você evita uma horda de clientes “mal-acostumados” que acham que a cada pedido serão presenteados. Outra boa dica é ter em mente o número de clientes que você deseja agradar e qual o produto que será dado como brinde, afinal você não quer levar prejuízo, certo?

 

5 – Análise

Depois de um mês de execução das ações planejadas, é hora de mensurar os resultados. Essa é uma parte fundamental, pois irá direcionar todos os seus esforços para o futuro. O que você deve fazer é investir ainda mais nas ações que deram certo e repensar as que não foram tão boas assim. Por que não deu certo? O que eu poderia ter feito de diferente? Aproveite para conversar com sua equipe, seus vendedores estão em contato direto com o público e poderão lhe passar ótimos feedbacks. Além disso conte sempre com as ferramentas de CRM citadas acima. Elas lhe darão números precisos de forma prática sem que você perca seu tempo.

 

Outras formas de aumentar seu ticket médio:

Amplie sua carteira de clientes;

Aumente o “mix” de produtos oferecidos;

– Venda para nichos pouco explorados;

– Verifique se é o momento de reposicionar sua marca;

– Dê total atenção ao branding;

– Planeje muito bem as ações antes de executá-las

– Preste muita atenção no nível de satisfação do cliente

Agora que você já sabe um pouco mais sobre ticket médio, que tal traçar estratégias e aumentar suas vendas? 

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