Cinco erros de gestão que devem ser evitados

Você se esforça tanto para manter seu negócio e aumentar suas vendas, mas não está conseguindo? É possível que esteja cometendo alguns erros de gestão que podem e devem ser evitados. Separamos os cinco principais, veja se está cometendo alguns deles e prepare-se para corrigi-los o quanto antes!

 

1 – Perder o foco do planejamento

Você investiu tempo e recursos valiosos durante o planejamento, então por que não usá-lo? Lembre-se de seguir seu planejamento estratégico sempre! Um erro muito comum é, com o tempo, esquecer das diretrizes traçadas para o ano e voltar a cometer os mesmos erros que o levaram justamente a…. fazer um planejamento! Além disso, essas rotinas devem ser revistas periodicamente, pois o mercado é muito dinâmico e uma ação que está dando certo agora, por exemplo, pode não ter o mesmo resultado daqui a um ano;

 

2 – Parar de estudar o mercado

Em um mercado extremamente competitivo como o seu, a forma de fazer negócios está sempre mudando e você não pode parar no tempo. Para não perder a competitividade, é preciso estar atento às novidades! As inovações servem para atrair mais clientes para a sua loja, melhorar a experiência de compra deles e, consequentemente, aumentar suas vendas. Uma boa dica é acompanhar as tendências do mercado através da mídia especializada e participar de feiras do setor;

 

Veja também: saiba como fazer do seu concorrente um aliado!

 

3 – Deixar de pensar a longo prazo

Esse é um erro muito comum, principalmente quando as vendas estão boas. Muitos lojistas ficam empolgados e tomam boas ações, porém imediatistas, que nem sempre dão fôlego para o negócio continuar a longo prazo. Vivemos em um país de economia instável, então é preciso se preparar para os dias difíceis. Por isso é muito importante manter seu plano de negócios e ter um bom capital de giro, tanto para cobrir despesas inesperadas quanto para fazer novos investimentos;

 

4 – Querer economizar demais com funcionários

Sabemos que a folha de pagamento é um dos itens que mais pesa na relação de despesas. Mas é muito importante que sua equipe de vendedores trabalhe feliz, pois somente assim eles irão se esforçar para atender bem seus clientes. Para isso você deve pagar um salário justo, compatível com o mercado e investir em treinamento constante. Pagar o mínimo possível e não valorizar seus recursos humanos é um “barato que sai caro”. Quantas vezes você já desistiu de uma compra por ter sido mal atendido? Não deixe que isso aconteça na sua loja!

 

Veja também! Saiba como avaliar sua equipe de vendas!

 

5 – Negligenciar os dados

Pode até ser que você não goste ou tenha dificuldade de acompanhar seus indicadores. Mas isso é fundamental para a saúde financeira da sua loja! Dados como geração de receitas e despesas, carteira de clientes, itens mais vendidos, controle de estoque, entre outros, devem ser verificados sempre! E assim voltamos ao primeiro item da lista: é com essas informações que você deve fazer seu planejamento estratégico.

 

Outros erros comuns:

– Não aprender com os erros;

– Manter despesas desnecessárias;

– Não ter um plano de gerenciamento de crises;

– Misturar as finanças pessoais com as da loja;

– Atuar na informalidade;

– Dar pouca importância ao branding;

– Agir por impulsividade;

– Distribuir tarefas de forma incorreta;

– Ter preguiça ou medo de fazer mudanças

 

Se você gostou destas orientações, verifique como estão seus negócios. Se estiver cometendo alguns desses erros, ainda dá tempo de alinhar suas ações. Assim você evita prejuízos e ainda aumenta suas vendas!

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