Trabalhe com nichos poucos explorados e venda mais!

Lojista: é bem possível que você passe boa parte do seu tempo pensando em como aumentar seu faturamento. Isso é ótimo, pois mostra que você está empenhado em melhorar o seu negócio.

Para isso é bem provável que você já tenha recorrido à reestruturação da loja, anúncios, promoções, investido no showroom entre outras táticas de “guerrilha” de vendas.

Mas tem outra estratégia! Pode ser que você nunca tenha pensado nisso, mas que tal atender um público mais específico?

Mas como? Diversificando! Pode ser uma ótima forma de vender mais, mas atenção, isso não quer dizer que você deva vender “mais do mesmo”, muito pelo contrário! Existem muitos consumidores procurando móveis que são difíceis de encontrar no mercado. Que tal trazê-los para a sua loja? Veja:

Móveis para pets!

O Brasil tem o terceiro maior mercado pet do mundo, perde apenas para os EUA e Reino Unido. De acordo com dados da Pet Brasil (que representa o varejo deste segmento), somente em 2017 o setor faturou mais de R$ 26 bilhões, a grande maioria em lojas físicas. E mais: hoje as pessoas procuram por móveis diferenciados para seus bichinhos, que combinem com o estilo da casa. De olho nesse mercado, já existem fornecedores para atender esta demanda. Cada vez mais, móveis para pets com design diferenciado estão substituindo as casinhas convencionais feitas para o quintal e as temidas caixinhas de papelão; 

Móveis para escritório

Entre as revoluções que a Internet trouxe para a sociedade uma delas foi a forma de trabalhar. A tendência é que cada vez mais as pessoas trabalhem em home office, principalmente depois da reforma trabalhista, que regulamentou esta forma de trabalho no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria de recursos humanos Randstad, 70% dos brasileiros trabalhariam em casa se pudessem. Então, fique de olho nessa tendência e comece a oferecer móveis para esses trabalhadores. Mas atenção! Não basta vender a mesma cadeira usada para um escritório comercial. É preciso lembrar que o consumidor quer ter um home office com personalidade e que combine com seu estilo de vida. Então foco nos bons fornecedores! 

VEJA TAMBÉM: MÓVEIS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 

Móveis para o comércio

Sim, você já pensou que toda loja precisa ter seus próprios móveis? É claro que, tirando as lojas de móveis como a sua, os lojistas precisam comprar peças que atendam suas necessidades do dia a dia! Aliado a isso, esses móveis precisam estar alinhados com o branding da marca. Uma loja de roupas sofisticadas, por exemplo, irá precisar de um balcão elegante para que as vendedoras possam estender as peças para as clientes. Então que tal começar a oferecer móveis para outras lojas? Fique atento para as necessidades desses lojistas e comece a procurar bons fornecedores!

Móveis para ambientes pequenos

Esse é um dos “pulos do gato” do varejo! Com apartamentos e casas cada vez menores, a procura por móveis multifuncionais é grande. Uma escrivaninha, usada de dia, por exemplo, pode virar um conjunto de mesa de jantar. Já os pufes podem servir para guardar objetos. E mais: uma mesa que no dia a dia acomoda quatro pessoas, deve poder se expandir para acomodar seis ou oito, quando chegam as visitas. A vantagem é que os designers estão criando peças que, além de funcionais, são muito bonitas, verdadeiras obras de arte para os ambientes.

Móveis para idosos

Com o aumento da longevidade, é preciso pensar em tornar a vida dos idosos mais fácil, e os móveis são uma parte fundamental desse processo. Isso porque eles podem evitar acidentes como quedas, arranhões e excesso de esforço. Veja alguns exemplos: móveis com cantos arredondados, camas um pouco mais baixas com suporte para deitar e levantar, cortinas e persianas que se abrem e fecham facilmente e tapetes antiderrapantes são bons exemplos. Ainda é um nicho pouco explorado, mas com uma clientela que só cresce! Segundo o IBGE hoje a população com mais de 60 anos é de 13,5% e deve dobrar até 2042.

Já identificou algum nicho com o qual gostaria de trabalhar? Ótimo, mas antes de começar a fazer pedidos para os fornecedores, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado. Assim você conseguirá oferecer o tipo certo de móvel que as pessoas estão procurando e que não encontram em outros lugares.

SAIBA MAIS COMO AUMENTAR O MIX DE PRODUTOS NA SUA LOJA

 

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