Como aumentar o mix de produtos em minha loja?

Se você acha que pode aumentar suas vendas ampliando seu mix de produtos, você está certo. Além de vender mais, você agrada o seu cliente, mas cuidado! Algumas ações devem ser evitadas. Veja:

 

1 – Seja fiel ao seu nicho

Um dos principais erros dos lojistas que querem aumentar seu mix de produtos é querer aproveitar o espaço para vender mais e vender de tudo. Você não deve, por exemplo, colocar um display de chocolates dentro da sua loja.

O ideal aqui é que seu mix esteja relacionado aos móveis que você vende. Um bom exemplo: uma loja que vende móveis para áreas externas pode ter um espaço para venda de acessórios como guarda sol e almofadas impermeáveis.

 

2 – Seja útil para seu cliente

Na hora de pensar nos produtos para aumentar o mix da sua loja, leve em conta as necessidades do seu cliente. Coloque-se no lugar dele. Do que ele precisa? Quais produtos seriam úteis para ele? O que ele gostaria de encontrar na sua loja que você ainda não oferece? Por exemplo: se você vende móveis para a cozinha, que tal oferecer cortinas, tapetes e acessórios para pia? Dessa forma você aumenta a variedade de produtos e consequentemente as vendas.

 

3 – Cuidado com o estoque

No afã de querer atender o cliente em tudo, pode ser que você compre peças muito variadas e em grande quantidade.  O correto é você fazer apostas e oferecer pronta entrega em produtos com maior potencial de vendas. Assim você consegue perceber como está sendo a aceitação das novidades e não corre o risco de ficar com muita mercadoria parada no estoque. Você sabe que isso é prejuízo, certo?

Veja dicas para gerenciar seu estoque

 

4 – Escolha bem as marcas

É um item muito importante! Ao escolher novas mercadorias, lembre-se de que elas têm que ter a mesma qualidade dos seus produtos. Caso contrário seu consumidor poderá fazer uma associação negativa com a sua marca. Então, procure bons fornecedores e, se possível, faça você mesmo um “test drive” com os produtos antes de vendê-los em sua loja.

 

5 – Pesquise a concorrência

Não se trata de copiar o que o concorrente está fazendo, mas sim de observar suas ações e tentar evitar os mesmos erros. Já o que deu certo pode servir de parâmetro para você.

Vale também pesquisar outros segmentos para ver como eles estão fazendo o seu mix de produtos. Dessa forma é possível conseguir boas ideias.

Como você viu, diversificar seus produtos pode ser uma maneira de vender mais. Apenas tome os cuidados descritos acima para não ter problemas.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!