Como ter mais produtos em estoque pode aumentar suas vendas!

Já falamos aqui no blog como o controle de estoque pode ajudar nas vendas, reduzir custos e aumentar sua margem de lucro.

Só que hoje a conversa vai ser diferente. Em alguns momentos, ter produtos em estoque em grande quantidade também pode ser uma ótima oportunidade para impulsionar suas vendas.

Mas como? Essa é uma prática que não deve ser usada durante o ano todo, apenas em momentos estratégicos como esse.

Vamos explicar melhor: como você sabe, uma das boas práticas de controle de estoque é sempre manter os produtos em rotatividade e na quantidade certa.

Só que dessa vez é diferente. Estamos nos aproximando do Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio de móveis, perdendo apenas para o Natal. Nesse caso a quantidade de pessoas que vão entrar na sua loja para comprar será bem maior, portanto, haverá mais vendas e mais produtos vão sair do estoque.

Para acertar em cheio, você deve começar a fazer o estoque desses produtos desde já. Assim, você terá vantagens:

– Poderá negociar preços e mercadorias com os fornecedores, afinal vai comprar em maior quantidade. Mas atenção! Não é apenas o preço que deve ser levado em conta. É preciso saber quais produtos estão “em alta” e quais as novidades do mercado!

– Não deixará seus clientes “na mão”, ou seja, você poderá garantir que todos os clientes levarão o produto para casa em pronta entrega. Lembre-se que caso o produto não for entregue no prazo, você poderá perder a venda pois a família não vai querer presentear a mãe após o “Dia das Mães”;

– Sabendo que o produto tem pronta entrega, a chance de que seu cliente faça a compra é maior. Isso por causa do fator emocional (ninguém quer esperar dias ou semanas para receber um produto após a compra). E mais: por esse motivo a pronta entrega também pode aumentar o ticket médio das vendas!

– No showroom, frente a frente com o produto, o cliente sente-se mais tentado a comprar por impulso. Isso acontece com 4 a cada 10 clientes, segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL);

– Agindo dessa forma a chance de fidelizar o cliente é bem maior, afinal ele estará sendo bem atendido em todas suas necessidades: terá o produto que quer no prazo que precisa;

– Você poderá ter redução de custos se organizar bem a logística. Isso porque grande parte dos pedidos será entregue a poucos dias antes do “Dia das Mães”. Dessa forma você pode otimizar as rotas para a entrega de produtos minimizando os custos com gasolina e pessoal.

Como você viu, ter muitos produtos em estoque é uma prática que requer planejamento. Ela não deve ser uma regra, é apenas uma estratégia que funciona bem em datas sazonais como o Dia das Mães. Então aproveite essas orientações para começar a abastecer seu estoque e venda mais!

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