Você está atento aos indicadores da sua loja?

Quando se trata de vendas não é exagero dizer que você precisa cuidar dos seus negócios em modo 360°, ou seja, em todos os aspectos.

Já falamos aqui sobre várias formas de fazer isso como treinamento e engajamento de funcionários, valorização do seu montador e até como melhorar a imagem da sua loja física!

Mas existem alguns dados que devem ser sempre observados e acompanhados. Eles poderão lhe dar dicas valiosas sobre como estão indo seus negócios. Essas informações podem fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso das suas vendas, mas quais são elas? Saiba mais sobre esses indicadores e sua importância!

1 – Orçamentos

Todos os dias sua loja faz vários orçamentos. Mas você sabe quantos e quais deles estão em aberto? Seja porque o cliente ainda não fechou o negócio ou porque o orçamento ainda não foi finalizado, é preciso ter essas informações bem organizadas. Faça uma planilha e separe por orçamentos fechados e em andamento. Depois verifique como é possível dar sequência a esses projetos junto ao consumidor. Pode ser que seu cliente esteja apenas esperando um telefonema para fechar o negócio.

2 – Conversão

Com essa planilha em mãos, verifique a taxa de conversão, ou seja, quantos desses orçamentos passados para os clientes resultaram em vendas? Isso é muito importante pois assim você fica sabendo quais móveis estão saindo mais e para qual tipo de público. Assim é possível ajustar suas compras junto às indústrias e fazer campanhas para esses clientes.

3 – Tempo de fechamento

Trata-se do tempo entre o pedido de orçamento e a entrega dele para o cliente. Geralmente, quando a compra não é tão grande, isso é feito na hora, na própria loja. Apenas um ou outro projeto especial, com várias peças, pode demandar um tempo maior. Mesmo assim, cuide para que ele seja o mínimo possível, assim as chances de que seu cliente desista do negócio diminuem e ele não terá tempo de procurar o concorrente.

4 – Valor da compra

Também chamado de “ticket médio” refere-se à média de valores fechada por loja. Esse indicador só vale se você tiver duas ou mais lojas.

Nesse caso, lojas com baixo ticket médio devem ser auditadas para saber as causas desse problema. Já as com esse índice alto também devem ser observadas para que os bons exemplos sejam aproveitados.

5 – Entrega

Muito cuidado com esse item! Nada pior para o consumidor que prometer a entrega de um móvel e deixá-lo esperando! As tendências em varejo estão mostrando que a experiência do consumidor está sendo fundamental para manter a competitividade, então olho nele! E mais: durante a entrega cuide para que sua equipe seja gentil e faça um trabalho de excelência!

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