Como sua loja é vista pelos fornecedores?

Uma das melhores formas de ser competitivo no mercado é ter um bom relacionamento com os fornecedores.

Com uma boa negociação é possível conseguir bons fornecedores com preços mais baixos e menores prazos de entrega.

Mas como será que sua loja é vista pelas indústrias?

Existe uma técnica, conhecida como os “5 Cs do crédito”, que é um critério usado por muitas instituições financeiras e também por fornecedores.

Através dele é possível avaliar a concessão dessa facilidade para os lojistas através do pagamento por duplicatas. É uma forma que as indústrias têm de minimizar a inadimplência.

Conheça quais são estes critérios e veja se você se enquadra neles.

1 – Capacidade

Aqui é avaliado se sua loja tem condições de fazer novas dívidas, quitar as atuais e quantas parcelas ainda estão em aberto nos próximos meses. Também será analisado o fluxo de caixa da sua loja, o histórico de pagamentos e qual a situação junto aos órgãos de crédito.

2 – Colateral

Quais as garantias que sua loja pode oferecer em troco da concessão de crédito? Caso o fornecedor não seja pago ele pode incluir, como garantia, todo o estoque da loja, equipamentos e até as contas a receber.  Também serão avaliados os avalistas da loja, que costumam ser os sócios ou o proprietário do negócio. Quanto mais sólidas forem estas garantias, mais chances de a indústria liberar o crédito.

3 – Caráter

Envolve o histórico financeiro da empresa bem como o perfil do proprietário ou sócio de acordo com a idoneidade e honestidade. Nessa fase serão analisadas se suas dívidas anteriores estão sendo quitadas e de que forma. Por exemplo: têm maiores chances os lojistas que cumprem prazos e que não se envolvem em pagamentos litigiosos.

4 – Condições

Qual é o momento que sua loja está vivendo? As vendas estão em crescimento? Existem planos de expansão? Se as perspectivas de mercado estiverem boas, a chance da concessão de crédito é maior, afinal a indústria entende que você está crescendo e, dessa forma, será um cliente que comprará mais ainda.

5 – Capital

Como está o patrimônio líquido da loja e dos sócios? Será que a loja depende unicamente da concessão de crédito do fornecedor para crescer? Estes pontos também são analisados e, se a sua loja tiver um bom capital de giro para investir em melhorias que irão levar ao aumento das vendas, é um ótimo indicativo de crédito.

Como você sabe, ter uma boa saúde financeira é bom para seu negócio em todos os sentidos e mais: você pode sair na frente na hora de negociar crédito com seus fornecedores.   

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!