Como usar o Business Intelligence para aumentar as vendas

Lojista: você sabe que vivemos em um mundo digital no qual milhares de informações são produzidas, captadas e compartilhadas todos os dias.

A pergunta é: como sua loja está fazendo parte desse processo?

Saber captar e trabalhar esses dados são ações fundamentais para o sucesso das suas vendas.

Uma forma de trabalhar com isso é utilizando o processo de BI (do inglês Business Intelligence).

 

Mas o que é isso?

Resumidamente é coletar dados brutos do mercado, concorrentes, indústrias, clientes e outros e transformar isso em informações relevantes para que você possa tomar decisões mais assertivas.

Por exemplo: vamos supor que o cruzamento de todas estas informações lhe rendeu as seguintes informações:

– A onda de móveis retrô está de volta;

– Seus clientes são formados, na maioria, por clientes entre 35 a 55 anos;

–  As indústrias de móveis estão lançando peças retrô;

– A cor de 2019 será a “coral”.

Somente com estas quatro informações você já consegue fazer um bom planejamento estratégico, ou seja, você vai oferecer para seus clientes móveis retrô, na cor coral e procurar novos fornecedores desses móveis.

Já imaginou o quanto isso vai lhe ajudar nas vendas? E esse é apenas um pequeno exemplo da quantidade de informações que o BI irá lhe dar.

O “pulo do gato” é saber trabalhar com esses dados para que sua loja se torne mais competitiva e venda mais e melhor.

 

E como inserir esse processo em minha loja?

A primeira providência é saber quais dados são valiosos para você e como buscá-los. Por exemplo: se você souber, com precisão, quais são seus clientes com maior ticket médio, é possível fazer uma ação de marketing voltada para eles.

Depois de coletados, esses devem gerar relatórios sobre “o quê” você está querendo saber.

Se você está buscando por melhores preços, isso vai gerar uma planilha com os fornecedores que lhe trazem a melhor relação custo x benefício.

Depois de identificado o que você precisa saber através do relatório, é hora da tomada de decisões.

Faça-se a pergunta: “O que é preciso fazer ou mudar que vai fazer toda a diferença no meu volume de vendas”?

Após essa fase é preciso fazer o monitoramento da ação e mais relatórios, dessa vez de performance.

É preciso verificar se a ação teve sucesso, o quanto ela trouxe de lucro, de novos clientes e de percepção positiva sobre eles.

Caso a ação não tenha dado certo é preciso identificar o que houve e traçar novas estratégias. Se isso acontecer, não desanime. Encare como um aprendizado e comece novamente.  

 

Concluindo

É preciso entender que uma das ações para ter sucesso nas vendas é o planejamento.

O processo de BI pode ser trabalhoso, então tenha calma na hora de coletar os dados, fazer os relatórios e tomar as decisões.

Quanto mais cauteloso você for, maiores serão as chances de que sua ação dê certo.

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