Como melhorar a entrega dos meus móveis para os clientes?

Uma das coisas que os clientes que compram móveis mais gostam é recebê-los em casa e mais: no prazo combinado e em boas condições.

Infelizmente não é tão simples como parece garantir tudo isso pois muitos imprevistos podem acontecer. Por exemplo: o caminhão de entregas pode se atrasar ou as peças podem ser danificadas durante o transporte.

Então, para garantir uma boa entrega para o cliente, veja algumas dicas:

1 – Sempre cumpra os prazos

Na hora de vender, é possível que seu vendedor use a pronta entrega como argumento de venda e prometa um prazo muito difícil de ser cumprido.

Para que isso não aconteça, ele deve sempre verificar o calendário de entregas junto ao setor de logística e nunca prometer um prazo que não possa ser cumprido.

Caso haja algum imprevisto e a entrega não possa ser feita, é preciso ligar para o cliente, se desculpar e marcar outra data. Lembre-se de que ele está em casa esperando e você não quer que ele tenha uma experiência ruim de compra.

2 – Otimize as rotas

Para economizar tempo, combustível e trabalho dos funcionários, o setor de logística deve trabalhar com um mapa de entregas.

Esse planejamento deve levar em conta um trajeto para que a equipe rode o mínimo possível. Então, se houver três entregas em determinada região, tente fazê-las no mesmo dia e horários.

Com relação a entregas em outras cidades, você pode estipular um raio de quilometragem em que o frete é gratuito, mas preste atenção! Nesse caso o benefício deve ser maior que o custo para que você não tenha prejuízos.

Você também pode contar com a ajuda de roteirizadores inteligentes (digitais) que traçam os melhores roteiros.

3 – Acomode bem as peças

Para não ter prejuízos com peças quebradas, siga sempre as instruções do fabricante: elas devem ser passadas para você junto com as peças.

Lá você vai encontrar instruções como o número máximo para empilhamento e como transportar.

Lembre-se de que o caminhão de entregas poderá passar por valetas, buracos e desníveis que poderão fazer com que os móveis “balancem” dentro do compartimento.

4 – Agrade seu cliente

A hora da entrega é mais um momento em que seu cliente toma contato com a sua loja. Oriente seus entregadores para serem simpáticos, montar os móveis corretamente e tirar todas as dúvidas do comprador.

Peça também a eles que deixem o local limpo e organizado antes de sair.

Uma boa dica é pedir para que eles deixem, com o cliente, um formulário de satisfação, pedindo para que ele avalie como foi a experiência de compra, desde a entrada na loja até a entrega.

Ele pode fazer isso por e-mail e, para encorajá-lo, dê um pequeno brinde para quem responder as questões.

Esses dados são valiosos para que você possa melhorar ainda mais seu negócio e deixar os clientes satisfeitos.

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