Como motivar seus vendedores para a Black Friday e Natal

Com duas datas grandes para o comércio chegando, a Black Friday e o Natal, você quer seus funcionários motivados, certo? É a chance que você tem para vender como nunca!

Mas como fazer isso? É claro que você sabe que todo funcionário prefere sua parte de reconhecimento em dinheiro, mas é possível fazer melhor do que isso através de alguns benefícios baseados no desempenho. Assim eles venderão mais e melhor.  Saiba como:

1 – Avaliação:  a primeira coisa a fazer é criar um critério de desempenho. Ele pode ser medido pela quantidade de vendas, satisfação do cliente com o atendimento ou através de aspectos como: dedicação, apresentação pessoal, assiduidade, proatividade, entre outros.  O importante é que essas regras sejam claras e de conhecimento de todos os funcionários. Isso vai evitar suspeitas de favorecimento;

2 – Como: defina o orçamento para a bonificação e quantos funcionários irão recebê-lo. Você pode, por exemplo, premiar os três melhores funcionários e dividir este orçamento com bonificações melhores para o primeiro, média para o segundo e menor para o terceiro. Assim você premia mais de um funcionário de forma justa;

3 – Prêmios: a premiação ou bonificação deve estar dentro do seu orçamento Grandes empresas, por exemplo, levam os melhores grupos para viagens ao exterior ou em cruzeiros. Se esta não for sua realidade, opte por dias de folga ou um vale viagem para algum destino turístico nacional. Você também pode dar prêmios como vale compras em shoppings centers ou aparelhos eletrônicos, que costumam fazer bastante sucesso. Outra forma de bonificação é participação nos lucros do período.

4 – Defina um prazo para a premiação. Neste ano, por exemplo, você pode estipular uma bonificação até a Black Friday, que nesse ano cai no dia 23 de novembro e outra até o Natal. Assim eles ficarão motivados para vender mais nessas duas grandes datas;

5 – Ouça sua equipe: pode até ser que o desejo dos seus colaboradores nem tenha passado pela sua cabeça. Você pode conversar com eles para descobrir o que eles desejam e, se estiver dentro das suas possibilidades, bonificá-los com o “objeto de desejo”.  Uma boa dica é, se for um aparelho celular, por exemplo, comprá-lo ou colocar um cartaz com a imagem dele na área restrita aos funcionários. Isso vai ajudar na motivação;

Mais do que nunca essa é a hora de ter uma equipe motivada e mais: treinada. Aproveite que ainda dá tempo e otimize o potencial dos seus vendedores.

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