Como manter o cliente na loja por mais tempo?

Vamos ser sinceros: sair para comprar o móvel ideal muitas vezes pode ser uma maratona! Atrás do melhor preço e produto, às vezes o consumidor faz uma verdadeira “via sacra” por várias lojas.

Esse processo pode ser bem cansativo, pois é um entra e sai do carro, estaciona, desce, conversa com o vendedor, anda pela loja…

Por isso, quando ele entrar na sua loja, é preciso que você seja um verdadeiro oásis para aquele cliente cansado.

Mas como? Pequenos detalhes fazem toda a diferença. Imagine que você está entrando na quarta loja no mesmo dia, está morrendo de sede e vem alguém com um copo de água gelado? Bom né?

Veja outros detalhes que vão fazer seu cliente ficar bem confortável, fazendo com ele que passe mais tempo na sua loja.

1 – Conforto térmico

Com a chegada das estações mais quentes, é imprescindível que sua loja tenha uma temperatura agradável. Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ideal é que em ambientes fechados a temperatura fique entre 23 a 26º. Se você não conseguir isso apenas com ventiladores, ligue o ar condicionado. Para economizar energia verifique se os filtros dos aparelhos estão limpos e com a manutenção em dia!

2 – Circulação

Depois de entrar na loja e experimentar a temperatura agradável, seu cliente já está pronto para conversar com o vendedor. Para que a experiência dele seja a melhor possível, o caminho que ele vai percorrer deve ser totalmente desobstruído. Nada de entulhar a loja com produtos e muito menos deixar caixas e objetos espalhados pelos corredores. Além de denotar bagunça, o cliente vai se sentir em uma corrida com obstáculos;

3 – Negociando

É uma das partes mais importantes da venda. Em vez de ficar conversando em pé, com a tabela de preços na mão, que tal convidar o cliente para se sentar em uma cadeira bem confortável? (De preferência da linha de móveis que você está vendendo) Assim, ele ficará bem acomodado e ainda vai fazer um “test drive” em um dos seus produtos. O vendedor também deverá estar bem acomodado em uma mesa, com a tabela em mãos e as informações na ponta da língua, afinal o cliente está cansado e não quer perder tempo!

4 – Serviço de copa

Não espere seu cliente pedir por água e café! Se possível, tenha um funcionário fazer este serviço: quando o cliente chegar, ele deve levar água gelada, em um copo limpo e bonito. Depois, quando ele estiver na mesa negociando, o(a) copeiro(a) deverá servir água e café em uma bandeja com xícaras limpas e de bom gosto. Se possível acompanhado de bolachinhas e petiscos. Ele pode nem comer, mas vai ficar feliz pelo atendimento diferenciado. Fique atento também com as crianças! Se houver alguém na loja para distraí-las enquanto os pais negociam, melhor ainda!

5 – Banheiros

Nem é preciso dizer que eles devem estar limpos, pois isso é o mínimo! Muitas lojas não têm este espaço e os clientes acabam usado o banheirinho dos fundos, junto com os funcionários. Geralmente esta área é bem bagunçada e desconfortável. Então, se você tiver banheiros próprios para o cliente, será um conforto a mais. Cuide para que o espaço esteja sempre perfumado e com todos os itens necessários como papel higiênico, sabonete e toalhas de mão.

Viu como não é difícil manter o cliente confortável? Essas atitudes podem fazer com que você venda ainda mais, pois dessa forma a tendência é que o cliente passe mais tempo na sua loja. Além disso ele terá vontade de voltar outras vezes! Então dê uma olhada no seu espaço e veja o que você pode melhorar nesse sentido!

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