Prepare-se agora para as contratações de final de ano

Lojista, você sabe que o final do ano é a melhor época para vender e também a mais movimentada. Já pensou acabar perdendo vendas por não conseguir atender seus clientes? Nem pensar, certo?

Por isso comece agora mesmo a se programar para a contratação de trabalhadores temporários! Além de não deixar para resolver isso em cima da hora, se antecipando você tem mais chance de selecionar os melhores currículos!

Veja mais dicas!

1 – Regras

De acordo com as novas leis, é possível contratar um trabalhador temporário por 90 a 180 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias em caso de necessidade. Apesar de ser temporário ele tem quase os mesmos direitos que os efetivados como:  remuneração equivalente, horas extras, adicional noturno, repouso semanal, férias e 13º proporcional. Então, antes de contratar, considere bem os custos e os benefícios! O importante é fazer tudo dentro da lei!

2 – Anuncie a vaga

De nada adianta você ter uma vaga e ninguém ficar sabendo, certo? Você pode começar conversando com seus funcionários pois eles já sabem qual o tipo de trabalhador você está procurando, além disso vindo por indicação ele terá referência. Use também as redes sociais como Facebook, Instagram e o LinkedIn! Outra opção é procurar uma empresa de RH ou anunciar no jornal, mas parta para isso apenas se estiver tendo muita dificuldade em encontrar um candidato.

3 – Selecione

Como você ainda tem algum tempo, espere a chegada de um bom número de currículos para começar a seleção. Dê preferência para pessoas que já tenham experiência em vendas (se for em loja de móveis melhor ainda). Durante a entrevista, deixe claro que a vaga é temporária. Você também deve explicar até quando pretende ficar com o temporário e se ele terá chances de ser efetivado. Aproveite o momento “cara a cara” para observar se a apresentação do candidato é adequada para o cargo e também para tirar dúvidas.

4 – Treinamento

Mesmo que você tenha optado por um temporário com alguma experiência em vendas, é necessário que ele aprenda como funciona a cultura da sua loja, ou seja, quais são os produtos, os diferenciais, as promoções, como abordar os clientes entre outras orientações. Você pode dividir esta tarefa com os vendedores efetivados que já sabem como é o funcionamento da loja. Eles também poderão avaliar como o temporário está se saindo, caso você queira contratá-lo depois.

Como você viu, começando a seleção agora, você tem muitas vantagens: além de não precisar resolver tudo em cima da hora, em uma época de grande movimento, ainda terá tempo de escolher bem e treinar seu temporário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!