Você sabe o que seu cliente realmente quer?

Parece uma pergunta óbvia, seu cliente quer móveis, afinal está na sua loja. Mas não é tão simples assim.

Existem diversas maneiras de descobrir o que seu cliente realmente quer, ou seja, o que ele espera encontrar quando entra na sua loja.

As respostas farão toda a diferença nas suas vendas. Por exemplo: após uma pesquisa você descobre que grande parte dos seus clientes estão procurando móveis funcionais e menores. E então: você está oferecendo isso a eles e com variedade deste tipo de produto?

Pode ser que você esteja perdendo vendas apenas por não ouvir seus clientes, ou seja, uma atitude bem simples, mas que fará toda a diferença no número de vendas que você terá durante o mês.

Quer saber a melhor forma de fazer isso? Veja:

1 – Equipe: ninguém melhor do que seus vendedores para saber o que os clientes querem. Afinal, eles já entram na loja perguntando sobre o produto que estão procurando.

Então converse com seus vendedores e pergunte a eles que tipo de móvel os consumidores querem, ou seja, eles estão priorizando preço, qualidade, móveis mais modernos, de madeira, conjunto de jantar de quatro lugares, de oito.. Depois verifique se você está oferecendo este tipo de produto.

Caso contrário, vale repensar o tipo de móvel que você está colocando à venda. Converse com seus fornecedores para saber o que eles têm a oferecer na linha de preferência do seu cliente.

2 – Site: muitas pessoas buscam, no site das lojas, um espaço para reclamações, comentários, opiniões e dúvidas. Verifique se estas mensagens estão sendo lidas e principalmente respondidas, pois o cliente não pode ser negligenciado.

Voltando ao assunto, estas mensagens poderão lhe dar dicas valiosas sobre o tipo de produto que seus clientes buscam. Por exemplo: se você pode receber várias mensagens perguntando sobre berços, verifique como está a oferta deste móvel na sua loja.

E mais: aproveite o interesse do cliente para criar um e-mail marketing com fotos e promoções deste produto.

3 – Reclame aqui! você já deve conhecer este site que é o “muro das lamentações” dos consumidores. Lá estão todos os tipos de reclamações. Que tal dar uma pesquisada na sua loja? Será que tem alguém reclamando dela lá?

Verifique e, se houver reclamações, veja se elas procedem e, em caso positivo, aceite como uma crítica construtiva e melhore.

Pode ser que lá você também encontre reclamações como “a sua loja não oferece tal forma de pagamento”. Já é uma pista do que o seu cliente precisa.

Dica: verifique também os comentários das suas redes sociais. Eles podem ajudar a entender melhor seu cliente.

4 – Pesquisa de satisfação: esta aqui pode dar um pouquinho mais de trabalho, mas lhe dará ótimas respostas. Quando o cliente for até a loja, pergunte se ele tem pelo menos cinco minutos para responder algumas perguntas.

Em vez de fazer com que ele preencha um cadastro (ninguém gosta disso), peça para alguém da equipe fazer algumas perguntas como: “Você está satisfeito com a loja”? “Se não, o que falta”? “Tem algum tipo de móvel que você gostaria de comprar e não encontrou?”.  

As perguntas devem ser diretas com respostas simples, afinal você não vai querer aborrecer o cliente, certo?

Como você viu, saber o que seu cliente quer não é tão difícil. É uma atitude simples, e as respostas podem ajudar muito a aumentar suas vendas!

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