Já se preparou para a Black Friday?

Novembro chegou trazendo a já tradicional Black Friday, que costuma sacudir o varejo eletrônico e físico. Mas você já preparou sua loja? Reforçou seu estoque? Se ainda não fez a lição de casa, saiba que, para este ano, a Black Friday no Brasil promete bater um recorde com aumento de vendas de 15% a 20% em relação ao ano passado.

E para aproveitar ainda mais esta data do calendário comercial, trouxemos seis dicas em ações para você executar e colher bons frutos. Mas corre que temos pouco tempo!

1 – Divulgue

De nada adianta você fazer um ótimo planejamento de vendas se ninguém souber. Para isso, utilize as redes sociais e invista em impulsionamento de posts, e-mail marketing e publicação de banners em sites frequentados pelo seu público alvo. Deixe claro que sua loja está participando da Black Friday e divulgue suas principais ofertas; elas serão um chamariz para mais cliques. Se puder investir um pouco mais, considere anúncios ou encarte nos jornais locais.

2 – Organize

Decore sua loja com materiais de comunicação específicos da Black Friday. Os produtos com melhores descontos devem ficar logo na entrada da loja ou na vitrine, bem à vista do público. Dessa forma, você comunica rapidamente as melhores oportunidades disponíveis ao público. Faça o mesmo com sua loja virtual, sinalizando seu site com promoções “Black Friday” com uma seção no menu principal da loja virtual.

3 –  Ofereça

Ofereça artigos com condições especiais para lojas físicas e on-line. O consumidor precisa saber que se comprar pelo site, terá um “x” de desconto, mas se comprar na loja física, terá pronta entrega e montagem grátis, por exemplo. Assim você promove seus dois canais de vendas deixando que o consumidor analise o custo x benefício de cada um, deixando-o mais satisfeito.

4 – Aproveite

Promova produtos que tiveram pouca saída durante o ano. Ás vezes compensa baixar o preço para dar oportunidade para inserir novos produtos que possam gerar mais rotatividade nas vendas, além de liberar espaço no estoque e no mostruário.

5 – Treine

Treine seus vendedores. Sim, pode ser que eles já estejam treinados, mas com a Black Friday, pode haver mudanças nos preços e um aumento considerável no fluxo de pessoas na loja. Por isso eles devem estar preparados para responder perguntas sobre as promoções e ser capazes de dar atenção a todos para que a Black Friday não tenha um efeito negativo.

6 – Finalizando

Se precisar de ajuda, o SEBRAE orienta que os empresários busquem o selo Black Friday Legal, que é fornecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – parceira do Busca Descontos e que organiza a Black Friday no Brasil.

E mais: aqui você recebe orientações de como participar da promoção e aumentar suas vendas.

Gostou das dicas? Então prepare-se para a Black Friday e tenha sucesso nas vendas de fim de ano!

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