5 erros que você não pode cometer na área de vendas

O ato de vender está diretamente ligado com o faturamento de uma empresa ou com o sucesso de uma empreitada. Além disso, muito mais do que no fechamento da venda em si, é importante que o foco esteja na pessoa com quem o vendedor esteja lidando, para o fortalecimento de uma relação de confiança e duradoura entre cliente e vendedor.

Existem alguns erros que você não deve praticar na área de vendas, ao evitá-los, e buscando a empatia nas negociações, suas chances de êxito serão cada vez maiores, suas vendas fluirão melhor e o seu negócio terá mais chances de prosperar.

Veja só os 5 erros que você não pode cometer na área de vendas:

1- Não conhecer o produto intimamente.  

Quando você não conhece tudo sobre o produto, você demonstra estar desqualificado ou sem preparo algum para vendê-lo. Seus clientes precisam de informações detalhadas, isso irá aumentar ainda mais a intenção de compra e trará segurança para o fechamento do negócio.

Um vendedor que não está preparado para responder as dúvidas ou que não sabe explicar detalhes técnicos e funcionais sobre o produto corre o risco de perder muitas vendas.

2- Querer adivinhar as necessidade do cliente.

Existem muitos vendedores que imaginam que são videntes e insistem em tentar adivinhar o pensamento de seus clientes ou então que acreditam que o cliente esteja precisando de algo que na verdade ele não quer, oferecendo produtos ou serviços que estão fora do perfil e da necessidade do cliente. Essa falta de atenção e de “ouvidos” gera insatisfação, irritação e desconfiança por parte do cliente, que não hesitará em buscar outra empresa para fazer sua compra.

3- Esperar o cliente chegar até você.

Adquirir uma posição passiva e aguardar que o seu cliente chegue até você é o mesmo que decretar falência. Vender é um exercício de busca, de contatos, de relacionamento com o cliente.

Faça visitas aos clientes, vá até empresas, tome um café com pessoas do seu networking e esteja sempre visível no mercado. Se a sua ocupação o faz trabalhar com vendas somente dentro de uma loja ou de um escritório, isso não justifica deixar de tomar uma atitude ativa no mercado. Você pode usar a sua rede de contatos e se comunicar com possíveis clientes através do telefone ou pela internet, poderá ainda pedir indicações ou agendar horários de atendimento na loja em que trabalha.

4- Falar demais e ouvir de menos.

Ouça mais e fale menos para ser mais assertivo e eficaz. Um vendedor que sabe ouvir tem uma grande chance de conquistar a venda e o cliente!

Quando um cliente entra em uma loja, ele mostra, ainda que inconscientemente, as razões que o fizeram ir até lá, o vendedor que conseguir captar esta mensagem poderá, mais rapidamente, oferecer um produto ou serviço ideal para este cliente.

Muitas vezes um cliente entra em uma loja e nem sabe ao certo o que quer, mas um vendedor com ouvidos atentos irá captar os gostos e desejos deste cliente, e poderá conduzir o atendimento para um possível fechamento. Vendedor que não ouve o cliente perde venda.

Assim como um vendedor que não sabe ouvir, há aqueles que falam demais. E quando falamos demais também deixamos de ouvir. Despejar informações em cima do cliente é não dar tempo de ouvir as suas reais necessidades e desejos, gerando frustração e descrédito por parte do cliente.

5- Não agregar VALOR ao produto ou serviço oferecido.

Um cliente não está, necessariamente, procurando apenas por um bom preço, ele também quer a solução para um problema ou quer a realização de um sonho ou desejo.

Quando você trabalha com a venda de móveis e decoração, por exemplo, você está lidando não somente com funcionalidade e praticidade dos produtos, mas também com estilo, desejo, status e elegância, que são valores agregados ao produto.

Dessa forma, uma poltrona não é somente uma poltrona, ela tem um valor que a faz ser ainda mais especial e necessária. Perceba qual é o valor em potencial de cada produto e saiba enfatizar para o seu cliente que ele não é apenas um mero objeto, mas é também conforto, qualidade, estilo e bom gosto.

Viu só os erros que você jamais deve cometer na hora da venda?

Fique longe dessas atitudes e permaneça acompanhando o nosso Blog para mais dicas de como melhorar o seu desempenho profissional e aumentar as suas vendas!

Abraços e até a próxima.

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