Fuja dos mitos na hora de comprar móveis

Você já percebeu que, para todo tipo de coisa a ser feita, parece que já existe uma ideia pré-concebida a respeito do tema em questão? Quando o assunto é a compra de móveis, acontece a mesma coisa…

Existem alguns mitos sobre a forma correta de adquirir a mobília, os quais já se tornaram crenças populares que, na verdade, são apenas falta de informação

É por isso que estamos aqui, para desvendar esses mitos e te deixar bem informado sobre como proceder na escolha de seus móveis!

1-mitos-compra-moveis(Desvendando os “mitos” na hora de comprar seus móveis! | Fonte: Móveis Província)

Acompanhe:

Mito n° 1 – Móveis tem que ser 100% MDF (Falso!)

Isso não é verdade, pois o MDF e o MDP são materiais diferentes, para serem usados, cada um deles, em um determinado tipo de aplicação. Nós já falamos sobre isso aqui no Blog, lembra?

Placas de MDP são um material resistente e rígido, ideal para usar na caixaria de móveis em geral. Enquanto o MDF é bastante denso e ideal para receber tintas, laca e acabamentos em geral. Ou seja, cada tipo de material serve para um tipo de coisa, entendeu?

2mitos(MDP x MDF , cada um com a sua função para garantir qualidade e beleza ao móvel. Fonte: Móveis Província)

Sendo assim, os móveis podem (e devem) possuir os dois tipos de material em sua estrutura, sendo a caixaria feita de MDP e o acabamento mais fino feito em MDF, resultando em um móvel perfeito em beleza e qualidade!

Mito n° 2 – Aglomerado e MDP são a mesma coisa… (Não!)

3-mitos-compra-moveis(MDP e aglomerado são coisas diferentes! | Fonte: Pinterest)

A confusão sobre o MDP é, geralmente, em relação ao antigo aglomerado, pois muitas pessoas acham que é o mesmo material.

O MDP é um painel de ótima qualidade, com propriedades mecânicas e físicas diferentes do antigo aglomerado.

Enquanto os aglomerados têm uma tecnologia de fabricação antiga e bem ultrapassada, sendo produzidos com prensa de prato, o que causa baixa densidade superficial e a impossibilidade de bons acabamentos.

Saiba que o MDP utiliza uma tecnologia muito mais avançada do que os aglomerados de tempos atrás, sendo que sua prensagem com prensa contínua é muito superior, resultando em um material com uma superfície bastante densa e homogênea, fina e de alta densidade. Isso diminui drasticamente as chances de empenamento e oferece uma boa fixação de ferragens nos painéis MDP.

Mito n° 3 – MDF é mais resistente que o MDP (Falso!)

Os dois tipos de materiais, MDF ou MDP, são resistentes, porém, precisam ser bem preservados para que possam durar por muitos anos.

Para preservar seus móveis feitos com MDF e MDP, os cuidados devem incluir:

4-mitos-compra-moveis(Use panos macios para a limpeza dos seus móveis. | Fonte: Pinterest)

  • Não molhar
  • Não utilizar produtos corrosivos
  • Usar panos macios para a limpeza
  • Usar produtos de limpeza adequados
  • Não sobrecarregar o móvel com peso extra

Mito n° 4 – MDF é resistente à agua (Falso!)

Infelizmente, ainda não há nenhum tipo de placa que seja tão resistente à água quanto a própria madeira maciça tratada.

Realmente, a água aplicada diretamente sobre superfícies de MDF e MDP resulta na expansão do volume da placa, o que causa danos à toda estrutura do móvel.

Dica: Se a área onde você quer colocar o seu móvel for um local úmido ou com o risco de molhar, opte pela compra de móveis com pés feitos em madeira maciça ou outro material durável, como o aço inoxidável ou rodinhas de silicone. Isso irá possibilitar uma durabilidade e qualidade superior às peças. 

5-mitos-compra-moveis(Os pés palito de várias coleções de móveis podem ser feitos em madeira maciça, como o jequitibá, bastante durável e lindo. | Fonte: Móveis Província)

6-mitos-compra-moveis(Outro material bastante usado nos pés são as rodinhas de silicone, por serem bem resistentes à umidade e por evitarem danos ao piso. | Fonte: Móveis Província)

E então, o que achou de saber um pouco mais sobre os tais “mitos” na hora de comprar móveis? Com certeza, agora, você já tem a informação certa!

Se gostou deste post, então compartilhe!

Um abraço e até a próxima!

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0
  • Binho Vianna

    Ah tá, vai dizer que parafusar um MDP ou remontar ele vai ficar inteiro e resistente? claro que não. Muito forçado o que vocês escreveram, quem tem móveis com MDP com o tempo se arrepende, sabe que não vai poder remontar sem ficar todo instável…

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!