Estilo Escandinavo: charme e simplicidade

Para aqueles que amam um estilo simples e charmoso, confortável e com uma alegria natural, o tipo de decoração mais indicado é o escandinavo.

1-escandinavo-estilo-decor(Decoração em estilo escandinavo, uma tendência que veio para ficar. | Fonte: Pinterest)

O estilo escandinavo une aconchego, sofisticação, naturalidade e a simplicidade minimalista, porém, sem deixar de ser contemporâneo, adotando linhas retas que passam sensação de amplitude, criando um espaço onde todos se sentem bem.

O lema do estilo escandinavo é: menos é mais. Menos itens desnecessários e mais luz, menos bibelôs e ornamentos e mais flores naturais, menos bagunça e mais ambientes “clean”… Uma decoração escandinava típica é limpa, alinhada, sem muita informação e cuidadosamente decorada com poucos itens, porém, marcantes.

2-escandinavo-estilo-decor(Estilo escandinavo – linhas retas e poucos ornamentos. Fonte: My Scandinavian Home)

A cor que ajuda bastante a ampliar a iluminação é o branco. Ambientes amplos e capazes de receber bastante luz natural, com paredes brancas e janelas grandes são um padrão, isso é porque a Escandinávia, local que deu origem a este estilo de decoração, é uma região muito fria, no norte da Europa, onde em determinadas épocas do ano os dias são extremamente curtos, fazendo a luz do sol ser mais escassa.

3-escandinavo-estilo-decor(Branco no branco, uma tendência no estilo escandinavo. | Fonte: Pinterest)

Para contrapor ao branco, as cores usadas em alguns móveis e tecidos são os tons de bege, cinza, marrom, e preto. Os tecidos mais usados são os de fibra natural, como linhos, algodão e lã.

Para ampliar ainda mais a sensação de claridade, simplicidade e contato com a natureza, o estilo escandinavo valoriza o uso de plantas naturais e de materiais orgânicos como madeira, metal, lã, couro e pedras, e cria relação com lugares e paisagens como montanhas, lagos e matas.

4-escandinavo-estilo-decor(Plantas promovem ambiente mais natural na decoração escandinava. | Fonte: Decostore)

As linhas retas prezadas pelo estilo escandinavo podem ser usadas em móveis, escadas, estantes e na disposição simétrica das peças.

5-escandinavo-estilo-decor(Um quarto despojado decorado em estilo escandinavo, linhas retas, claridade e materiais orgânicos. | Fonte: Decor fácil)

Para dar mais jovialidade aos ambientes escandinavos, a dica é inserir molduras e pop art coloridas nas paredes brancas, criando um contraste alegre e sofisticado. Molduras apoiadas na parede também são permitidas. Mantas sobre os sofás servem para dar movimento e ar descontraído às produções.

6-escandinavo-estilo-decor(Branco e preto com alguns toques de cor conferem movimento e jovialidade, para um estilo escandinavo mais moderno. | Fonte: Pinterest)

A janelas devem ser grandes para aumentar ainda mais a entrada de luz natural. Dispense cortinas, mas caso queira usá-las, prefira as feitas com tecidos brancos e transparentes. Para os horários noturnos, use Luminárias simples, com design minimalistas e atual.

7-escandinavo-estilo-decor(Aqui, muito estilo nas luminárias com design moderno, uma de cada lado da cama. Fonte: Blog da Fran)

No chão, prefira os pisos claros, que podem ser de madeira, cimento queimado, cerâmica e outros materiais.

8-escandinavo-estilo-decor(Pisos claros ajudam a aumentar a iluminação. Molduras apoiadas na parede também são permitidas no estilo escandinavo | Fonte: My Scandinavian Home)

Você pode adotar uma pegada mais rústica dependendo dos materiais que usar na sua decoração escandinava, e não há problema nenhum nisso, pois esse tipo de decoração conversa muito bem com toques rústicos e industriais, como canos ou fios expostos e paredes sem acabamento perfeito. Insira alguns desses detalhes às suas composições escandinavas e crie um diferencial descontraído.

9-escandinavo-estilo-decor(Fios aparentes dão toque descontraído ao estilo escandinavo. | Fonte: Pinterest)

E então, certamente você, assim como nós, deve ter se identificado com o estilo de decoração escandinavo, não é?

Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos para que eles também se encantem pela decoração escandinava!

Confira outras dicas como esta aqui no nosso Blog.

Até a próxima!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!