MDF x MDP – Qual a diferença entre estes dois tipos de material?

Ao adquirirmos móveis novos, devemos buscar equilíbrio e harmonia em toda a decoração dos espaços que eles ocuparão. Para sermos bem sucedidos, além da estética, devemos prestar atenção também à qualidade desse mobiliário.

A qualidade dos materiais usados nos móveis que você quer utilizar em sua casa ou escritório é algo fundamental para a durabilidade e manutenção dessas peças.

Para que você saiba mais sobre este assunto, preparamos este post para te orientar melhor quanto às diferença entre os tipos de materiais utilizados para a confecção de móveis, tanto os do tipo modulados quanto os planejados.

Antigamente, a grande maioria da mobília era feita utilizando madeiras nobres, as chamadas madeiras de lei, como o carvalho e a peroba, por exemplo.

Realmente, a durabilidade dos móveis feitos em madeira de lei é bastante longa, mas custou hectares e mais hectares de mata nativa, levando à devastação de grande parte da flora e destruição da fauna do nosso país.

Felizmente, nos dias de hoje, com a preocupação em não desmatar áreas de floresta nativa e buscando usar materiais mais sustentáveis, as fábricas responsáveis passaram a utilizar alternativas mais viáveis e também ecológicas para a fabricação de seus produtos.

Os materiais mais usados hoje em dia são as placas de madeira de eucalipto ou pinus, extraídas a partir de árvores plantadas em áreas particulares e sob certificação de órgãos competentes.

Essas placas de madeira, de modo geral, são as classificadas como MDF ou MDP, e ambas são diferentes entre si, servindo, cada uma delas, para um determinado tipo de aplicação.

Tanto o MDF quanto o MDP são bons materiais e se equivalem no que diz respeito à resistência estrutural, mas cada um deles deve ser usado para um tipo de fim, de acordo com as particularidades de aplicação que precisam ser levadas em conta na hora de projetar um móvel.

2-mdf-mdp(MDP e MDF, existem diferenças entre estes dois tipos de material. | Fonte: Móveis Província)

Entenda melhor as diferenças entre as placas de MDP e MDF

MDP

3-mdf-mdp(Placas de MDP, material resistente e rígido, ideal para caixaria de móveis em geral. | Fonte: Móveis Província)

O MDP – Medium Density Particleboard (Partículas de Média Densidade) é um painel industrializado, composto por partículas de madeira dispostas da seguinte maneira: partículas menores (com pequena gramatura) nas extremidades e partículas maiores (com gramatura maior) no miolo do painel.

Partículas de madeira disponibilizadas desta forma em uma superfície trazem um resultado com melhor isolamento acústico, maior resistência a deformações e empenamentos, além de ser um material bem resistente.

Por ser duro e pouco flexível, o MDP é muito bom para ser usado nas caixarias e em móveis em linha reta, como mesas, armários, balcões e estantes de todos os tipos.

Absorve bem os materiais em sua superfície, pois é mais poroso, e por este motivo dá um ótimo resultado quando precisa ser colado.

O MDP foi desenvolvido para proporcionar maior produtividade para as indústrias e marceneiros, e maiores opções de acabamento para móveis.

MDF

4-mdf-mdp(O MDF é bastante denso e é ideal para receber tintas, laca e acabamentos em geral. | Fonte: Móveis Província)

O MDF – Medium Density Fiberboard (Fibras de Média Densidade) é um painel feito com as fibras de madeira e o resultado dessa “prensagem” é um material com conteúdo homogêneo, feito em uma única camada.

O MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de móveis com curvas, sendo um excelente material para os acabamentos e para as partes externas do móvel.

Além disso, foi desenvolvido para dar maior e melhor resultado na aplicação de pintura, laca, vernizes e colagem de lâminas de madeira, já que a sua superfície é bem densa e não absorve tanta tinta como o MDP.

5-mdf-mdp(O MDF é mais indicado para áreas externas e acabamentos dos móveis, como aqui, neste tampo superior. | Fonte: Móveis Província)

E então, percebeu as diferenças entre estes dois tipos de material? Cada um serve para um tipo de aplicação!

Gostou de saber mais sobre este assunto? Aqui no Blog tem muito mais!

Compartilhe com seus amigos…

Até a próxima!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!