Plantas para ambientes internos

Todos nós já conhecemos os benefícios de estarmos em contato com a natureza, perto das plantas, respirando o ar puro e sentindo aquele cheirinho de terra, não é mesmo?

Quando estamos próximos do verde, nosso corpo se sente mais revigorado e nossa mente mais calma e tranquila. Por estes motivos, é comum querermos trazer um pouco da natureza para dentro de nossas casas e dos ambientes internos em geral, enchendo esses espaços de vitalidade com plantas de diferentes tipos.

Porém, nem todas as plantas se adaptam bem a áreas internas, onde há sombra constante e nenhum vento, por isso separamos aqui algumas plantas que não precisam de sol diretamente sobre elas e que se desenvolvem bem dentro de casa, assim, você não terá desculpas para querer levar uma vida mais natural. Confira:

Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica)

A Lança de São Jorge talvez seja a planta mais comumente usada em ambientes internos, constantemente a vemos em vasos na porta das casas, na beira dos muros do jardim, em vasos nas varandas e dentro das casas. Suas folhas podem chegar a quase um metro de altura, são cilíndricas, verticais e muito resistentes, conferindo a ela seu valor ornamental. A Lança de São Jorge não tem necessidade de muita água, podendo ser regada quinzenalmente.

1-plantas-para-ambientes-internos(Lança de São Jorge. | Fonte: Habitissimo)

Dracena de Vênus (Dracaena fragrans)

Dracena de Vênus, ou Pau d’água, é um arbusto tropical que pode chegar a até dois metros de altura quando atinge a maturidade, época em que pode florescer. As lindas folhas da Dracena de Vênus possuem uma faixa amarelada no centro e o seu colorido torna esta planta ideal para ornamentar espaços internos, varandas e áreas de lazer. Por resistir bem ao ar condicionado, a Dracena também se adapta a ambientes empresariais e escritórios. Para mantê-la hidratada e saudável, regue sempre que a terra estiver seca na superfície.

2-plantas-para-ambientes-internos(Dracena de Vênus | Fonte: Pinterest)

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

Planta originária da Tanzânia, na África, a Zamioculca não exige muitos cuidados para ser bela, suas regas podem ser semanais e ela não precisa de muita luminosidade para estar sempre verdinha e brilhante. Seu tamanho pode chegar a um metro e suas folhas, em diferentes tons de verde, tornam qualquer espaço cheio de vida.

3-plantas-para-ambientes-internos(Zamioculca | Fonte: Pinterest)

Lírio da Paz (Spathiphyllum Wallisi)

O Lírio da Paz é uma linda escolha para trazer vitalidade para ambientes internos, ele se adapta melhor à sombra, pois o sol, quando incide diretamente em suas folhas, acaba queimando a planta. Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra e suas flores são de um branco puro e leitoso. O Lírio da Paz exige solo sempre úmido e sombra, porém, precisa de um ambiente bem iluminado para estar sempre belo.

4-plantas-para-ambientes-internos(Lírio da Paz | Fonte: Pinterest)

Echeveria (Echeveria SP)

A Echeveria é uma suculenta, que é um tipo de planta que armazena água em suas folhas e caules. Seu belo desenho se parece com o de uma rosa, o que a torna delicada e muito bela, apesar de sua resistência. Se dá muito bem acompanhando mini cactos, pois ambos não precisam ser regados mais do que uma vez por semana. Ajuda a compor belos terrários e pode adornar pequenos espaços, como estantes, prateleiras, centros de mesa e pequenos vasos espalhados em locais estratégicos pela casa.

5-plantas-para-ambientes-internos(Suculenta Echeveria. | Fonte: Muito Chique)

Mini cacto (Mamillaria SP)

Pequenos cactos são muito utilizados em terrários e em vasos pequenos junto com as suculentas. Eles não precisam ser regados mais do que uma vez por semana e nem devem estar diretamente expostos ao sol. A vantagem dos Mini Cactos é que eles são muito comuns e fáceis de serem encontrados em mercados e floriculturas.  São uma boa opção para pequenos arranjos e como presentes simples e delicados.

6-plantas-para-ambientes-internos(Mini Cactos | Fonte: Blog Histórias de casa)

Palmeira Chamaedorea (Chamaedorea elegans)

A Palmeira Chamaedorea se adapta muito bem em vasos e seu tamanho não passa dos dois metros de altura, por isso é uma das espécies de plantas favoritas para ambientes internos. Seus cuidados não são muitos, ela exige apenas regas diárias para manter a terra sempre úmida.

Chamaedorea elegans(Palmeira Chamaedorea | Fonte: Pinterest)

Ráfis (Rhapis excelsa)

A Ráfis é um tipo de palmeira muito utilizada em interiores, seu tamanho pode chegar a até 4 metros de altura, porém, seu crescimento é bastante lento. Os primeiros a usá-la como planta ornamental foram os japoneses, para embelezar o Palácio Imperial do seu país. A Ráfis possui vários caules semelhantes ao bambu, as folhas são plissadas, palmadas e possuem um tom de verde escuro e brilhante. Deve ser regada regularmente para manter o solo úmido, porém, é importante haver uma boa drenagem da terra para não encharcar as raízes.

8-plantas-para-ambientes-internos(Ráfis. Fonte: Pinterest)

Begônia Tuberosa (Begonia x tuberhybrida)

Existem diferentes plantas pertencentes ao gênero Begônia, dentre elas, há a Begônia Rieger, ou Begônia Tuberosa. As Begônias são uma das plantas ornamentais mais comercializadas aqui no Brasil, ficam belas em vasos para decorar áreas internas ou na sombra de árvores, já que o sol forte causa queimaduras em suas folhas e flores. Sua aparência lembra a de um grande buquê de flores e seu cultivo precisa ser feito em terra bem fértil, em ambientes com luz do sol indireta, protegida da friagem e do vento. A rega deve ser feita somente no solo, sem molhar suas folhas.

9-plantas-para-ambientes-internos(Begônia Tuberosa | Fonte: Pinterest)

E então, o que achou destas lindas plantas para ornamentar seus ambientes internos favoritos? Dá vontade de ter uma de cada!

Não deixe de continuar acompanhando as nossas dicas aqui no blog, sua casa agradece!

Se gostou do post, compartilhe e espalhe mais vida por aí!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!