Coisas para não fazer na decoração

Você sabe quais são os principais erros que você pode cometer na decoração?

Suite_114(Como decorar um espaço com o seu estilo e sem equívocos? | Fonte: Impressdecor)

Não pense que iremos ficar aqui ditando regras quanto a combinações de estampas ou onde você pode usar isto ou aquilo, a decoração é como um estilo pessoal, é uma arte que se modifica de acordo com o gosto de cada um. Porém, existem alguns equívocos que você deve evitar ao decorar o seu lar, e são eles que iremos compartilhar com você agora.

  1. Combinar todas as peças entre si como se fossem de uma mesma coleção

Assim como na moda não se usa mais combinar a bolsa com o sapato e com o cinto, o mesmo vale para a decoração. Um ambiente que não surpreenda, com todas as mobílias do mesmo conjunto, usando cores de uma paleta monótona, sem qualquer textura e movimento, converte-se em um espaço pouco aconchegante, com jeito de showroom.

Muitas vezes, o que é aparentemente perfeito, se tornará pouco atraente e maçante aos seus olhos. Prefira criar um espaço acolhedor, convidativo, onde você, seus familiares e amigos se sintam realmente à vontade. Para isso, mescle estilos de mobília, utilize diferentes materiais e texturas, crie um ambiente sinérgico onde todas as peças conversem entre si, mas sem necessariamente serem parte de um mesmo conjunto ou coleção.

2-coisas-para-nao-fazer-na-decoracao(A mistura de cores, texturas e elementos cria uma produção exclusiva! | fonte: Westwing)

  1. Não imprimir a sua personalidade na decoração

Elabore espaços onde você vai amar estar! Para isso, imprima sua personalidade na decoração. Criar um ambiente apático apenas porque é “bonito”, mas que não tem nada a ver com o seu estilo de ser e de viver, acaba se tornando um erro comum.

3-coisas-para-nao-fazer-na-decoracao(A decoração tem a função de fazer você amar cada espaço de seu lar. Fonte: Lar DeCoração)

  1. Decorar sem levar em conta a funcionalidade

Um móvel ou acessório está lindo em uma vitrine ou showroom, você o adquire pensando que vai utilizá-lo muito e que todos irão gostar, porém, na prática pode não ser bem assim. Por exemplo, aquela cadeira com design diferente mas que todos acham desconfortável, um tapete felpudo que ataca a rinite alérgica, aquela mesinha de centro que ocupa muito espaço, ou ainda uma luminária cor-de-rosa que não combina em nenhum cantinho da casa… Leve todas estas questões em consideração quando for adquirir novas peças para a decoração da sua casa – Você irá realmente utilizá-la? Esta nova peça já possui um local pré-definido onde será colocada?

4-coisas-para-nao-fazer-na-decoracao(Utilização dos móveis para organizar e embelezar o espaço. | Fonte: Danielle Noce)

  1. Não fazer nenhum planejamento

Tudo bem que você poderá ir adquirindo móveis e peças decorativas a longo prazo e de acordo com o seu orçamento, porém, é importante traçar um plano para ser seguido e não se perder. Trace prioridades em relação à decoração, escolhendo primeiro as peças e móveis mais necessários para o local e de modo que sigam a mesma linha de decoração escolhida, depois vá adquirindo as outras peças que faltam.

White modern interior with table and chairs(Se não tiver um projeto pronto com um orçamento compatível, você poderá ir decorando aos poucos, de acordo com as prioridades e planejamento prévio. Fonte: Westwing)

  1. Não ter nenhum estilo

Outra coisa importante na hora de fazer o planejamento da sua decoração é definir um estilo que queira seguir para ir compondo os seus espaços (você poderá escolher mais de um, mas procure não misturar muitos estilos em um mesmo cômodo, para criar uma boa sinergia). Ao definir o seu estilo, você não ficará perdido cada vez que quiser algo novo para a sua casa. Pesquise e perceba o estilo que mais lhe agrada – Clássico, escandinavo, rústico, contemporâneo, fun, industrial, retrô, étnico, etc. Existem diversas publicações na internet que poderão ajudá-lo a escolher o estilo que mais combina com você, pesquise referências que agradam o seu gosto pessoal e encontre-se. Uma dica é utilizar o Pinterest, você já tentou?

6-coisas-para-nao-fazer-na-decoracao(O estilo escandinavo está entre os favoritos na hora de decorar a casa. Fonte: Pinterest)

  1. Criar e não iluminar

A iluminação ajuda, e muito, a complementar a decoração de um ambiente. A luz natural é super valorizada, durante o dia mantenha cortinas e janelas bem abertas para trazer alegria e claridade para a casa. Depois do pôr do sol, não caia no engano de achar que somente a iluminação comum vinda das lâmpadas do teto já são suficientes. Se puder, crie um jogo de iluminação rebatida ou aposte pelo menos em uma luminária com luz indireta em cada cômodo, assim tudo ficará muito mais aconchegante e confortável.

7-coisas-para-nao-fazer-na-decoracao(A iluminação também é um ponto importante na hora de decorar. Fonte: Pinterest)

E então, o que achou das nossas dicas para não errar quando for decorar seu lar?

Compartilhe este post com seus amigos e familiares e ajude a criar espaços cada vez mais belos e aconchegantes!

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!