Como ter uma horta em apartamento?

A grande maioria das pessoas adora plantas e temperos naturais, e qualquer comida fica muito mais saborosa quando recebe aromas e sabores provenientes de uma horta orgânica feita com muito amor e dedicação.

Acompanhe nosso post pois vamos te dar algumas dicas para que você possa desfrutar de temperinhos e ervas aromáticas no conforto do seu apê!

1-horta-apartamento     (Fonte: Maison)

O plantio de uma horta para consumo próprio oferece inúmeras vantagens, que vão desde a melhoria da alimentação e da saúde até a possibilidade de deixar seu lar muito mais belo:

  • Você passa a se alimentar melhor e ainda consome vegetais orgânicos (sem agrotóxicos);
  • Sua casa fica muito mais linda, decorada e fresca, já que as plantinhas têm o poder de dar vida, beleza e diminuir o calor do ambiente;
  • Você tem a chance de praticar um hobby prazeroso, junto com toda a família;
  • Você economiza com a alimentação.

Morar em apartamento requer abrir mão de um quintal onde se possa ter uma grande área livre para plantar, porém, é possível fazer adaptações a espaços menores para que você também possa ter uma horta em seu lar.

Como economizar espaço?

Definir o local e o espaço onde você vai montar a sua horta é o primeiro passo para esta empreitada. Como sabemos, apartamentos podem ter pouco espaço para plantio, nesse caso você pode optar por fazer uma horta vertical pendurada no teto ou fixada em uma parede, aproveitando um espaço que receba luz e ventilação. Outra saída é utilizar a sacada do apartamento, se você tiver uma.

2-horta-apartamento      (Sua sacada, seu refúgio natural. | Revista Casa e Jardim)

3-horta-apartamento(Horta feita em vidros fixados na parede. | Fonte: Limaonagua)

4-horta-apartamento        (Horta suspensa feita em garrafas Pet. | Fonte: Pinterest)

Qual modelo de horta devo usar?

Como dissemos, o painel de jardim vertical pode ser a solução ideal para você montar a sua horta de apartamento, já que ele vem pronto para ser fixado na parede; existem diversas opções desses painéis em lojas especializadas em produtos para casa, jardim e decoração.

5-horta-apartamento(Painel vertical feito com fibra de coco. | Fonte: Pinterest)

6-horta-apartamento(Painel fixado na parede. | Fonte: Pinterest)

A escolha do modelo ideal para montar uma horta vai depender dos valores que você tem para investir, da disposição da horta e quantidade de culturas, se será vertical, em vasos no chão, em prateleiras ou estantes, e quais os tipos de plantas que irá cultivar.

7-horta-apartamento(Fonte: Toca do Verde)

Se você quiser, também poderá confeccionar o seu próprio painel para fixar seus vasos, os feitos de pallet, por exemplo, são bem viáveis para serem produzidos e ficam lindos como parte da decoração.

8-horta-apartamento(Painel vertical para plantio, feito com pallets. | Fonte: Pinterest)

9-horta-apartamento(Fonte: Pinterest)

Se não quiser ou se não tiver uma parede onde possa fixar um painel de jardim vertical, você poderá plantar em vasos e colocá-los sobre uma estante com prateleiras ou sobre uma bancada.

10-horta-apartamento(Fonte: Pinterest)

11-horta-apartamento(Jardineiras dispostas em bancada. | Fonte: Horta Zen)

Caixotes também podem ser usados para você plantar ervas, temperos e verduras em um espaço reduzido.

12-horta-apartamento

(Pinterest)

 

Como começar o plantio?

Tudo bem, você já sabe o local e o formato de sua horta de apartamento, mas e agora, como plantar?

Nem todos possuem um “dedo verde”, então, é interessante você pesquisar e se informar sobre a forma de plantio de cada coisa que desejar plantar, tais como:

  • Tamanho do vaso e quantidade de terra para cada planta;
  • Tipo de terra e adubo a serem usados;
  • Quantidade de água para rega;
  • Iluminação e ventilação ideais;
  • Como e quando deverá colher;
  • Como manter a planta saudável.

Comece plantando temperos e ervas, que são mais fáceis de cultivar.

13-horta-apartamento(Jardineiras fixadas na parede. | Fonte: Casa e Jardim)

Para economizar ainda mais espaço, você certamente pensará em utilizar um único vaso para plantar duas ou mais plantinhas, isso é mesmo uma saída, mas saiba que nem todas as plantas podem crescer em um mesmo vaso, pois as necessidades de uma podem não ser as necessidades da outra. Uma pode gostar de terra mais seca, enquanto a outra precisa de regas frequentes, por exemplo.

14-horta-apartamento(Fonte: Pinterest)

Descubra aqui quais são as melhores formas de consorciação de culturas, que é justamente a prática de unir duas ou mais culturas próximas uma da outra.

O plantio é uma fase de dedicação e de aprendizado e você poderá cometer alguns erros comuns, mas não desista, converse com pessoas mais experientes e encontre a melhor forma para trazer a natureza e os temperos aromáticos para mais perto de você e de toda a sua família.

Gostou das dicas? Então compartilhe e espalhe a beleza do verde com seus amigos!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!