Boca a boca: quando seu cliente é seu melhor vendedor

O boca a boca é a melhor propaganda para o seu negócio!

“Nossa que rack lindo, onde você comprou”? Essa é uma conversa bem comum, principalmente quando as pessoas recebem visitas em casa, não é mesmo?

E quem recebe o elogio faz questão de responder à pergunta e ainda contar sobre a experiência que teve na loja. Se fez um bom negócio então, a conversa vai longe.

Mesmo com todas as técnicas de marketing, internet e redes sociais, a famosa propaganda “boca a boca” ainda é um meio bem influente na hora da decisão de compra.

Isso porque todo ser humano é um pouco inseguro e tem um certo receio de errar ao investir seu dinheiro.

Basta pensar: Quantas vezes você conversou com familiares e amigos antes de fazer uma compra importante? Compartilhar experiências faz parte deste processo, afinal, todo mundo quer ter certeza de que está fazendo a coisa certa.

Voltando ao começo deste texto, imagine a cena novamente, desta vez com um móvel da sua loja. Maravilhoso, certo?

O que está acontecendo ali é que seu cliente está lhe fazendo uma propaganda de graça, e melhor ainda: com alta credibilidade e praticamente sem custo.

Mas por quê praticamente? Porque para chegar até este ponto é preciso muito trabalho para encantar o cliente, ou seja, para que ele saia completamente satisfeito da sua loja com o atendimento e com o produto.
Caso contrário, a propaganda boca a boca também irá funcionar, só que contra você.

E mais: agora, com as redes sociais, o “boca a boca” também é digital.

Muitas pessoas, antes de comprar, pesquisam pelas lojas nas listas branca (comentários favoráveis) e negra (críticas desfavoráveis).

É importante que você, lojista, acompanhe estes comentários, agradecendo os bons e dando respostas e soluções para clientes que não tiveram uma boa experiência na sua loja.

Veja mais motivos para ficar atento ao “boca a boca”:

– Influencia as pessoas na hora de tomar decisões de compra. Se um amigo indicar sua loja, é bem provável que a pessoa irá até lá;

– Destaca seu produto em um “turbilhão” de anúncios e mensagens que tentam chamar a sua atenção;

– Atinge diretamente no seu público-alvo, pois envolve pessoas do mesmo círculo social e que têm o mesmo perfil;

– Tem credibilidade: é bem provável que você confie bastante na opinião dos seus amigos a pontos de decidir comprar após uma experiência relatada por eles;

Concluindo: pessoas gostam de falar sobre tudo, inclusive sobre produtos e serviços de que elas gostaram ou não.

Então garanta que quando seus produtos forem o motivo da conversa, que sejam só elogios. Este é uma ótima ferramenta para vender ainda mais.

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