Atenção para as novas opções de pagamento do mercado

Novas opções de pagamento chegam ao mercado, cada vez mais modernas.

Uma pesquisa do Ebit revelou que na hora de pagar o brasileiro prefere parcelar no cartão de crédito. Em seguida vêm o boleto bancário, o cartão de débito e a parcela única no cartão de crédito. Valores mais altos dificilmente são pagos em dinheiro.

Se você aceita todas estas formas de pagamento, ótimo, mas é bom se preparar para as mudanças que estão acontecendo para que você e seu cliente possam se beneficiar delas. Veja:

1- Near Field Communication (NFC)

Nada mais é do que pagamento por aproximação do celular da máquina ou leitor de cartão da loja.

Apesar de ser a tecnologia “queridinha” do momento, ela só está disponível para modelos mais novos (e caros) de aparelhos de marcas como Apple e Samsumg. E mais: ainda são poucas as lojas que oferecem este tipo de pagamento, mas é bom ficar de olho, pois é uma grande tendência do mercado.

A vantagem para o cliente é que, além da comodidade, ele pode escolher se o dinheiro sairá de sua conta corrente, cartão de crédito ou créditos do celular.

2 – Leitor móvel de cartão

Essa é mais vantagem para você do que para o cliente. Essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada por lojistas pois a maioria não cobra aluguel, mensalidade e nem taxas extras (exceto algumas marcas).

Este tipo de máquina funciona com smartphone ou tablet com acesso à internet e aceita cartões de crédito e débito.

Ela pode ser levada para qualquer lugar da loja, do balcão do caixa ou até o local de pagamento que você preferir.

3 – SMS Short Code

Pessoas que não têm conta em banco (chamados desbancarizados) estão descobrindo as vantagens de fazer pagamentos via mensagem de texto do celular.

Este tipo de pagamento é oferecido por algumas operadoras de celular que fazem o débito da compra dos créditos do celular.

Pode ser que, pelo valor, as pessoas não o usem para compra de móveis, mas para pequenos objetos de decoração. Além disso, os limites para este tipo de compra são limitados pela operadora.

4 – Boletos

Essa tradicional modalidade entrou na era da tecnologia através do Internet Banking na qual os clientes podem usar um leitor de barras do aplicativo do banco.

Assim como no caixa eletrônico, ele lê a fatura, mas o pagamento pode ser feito pelo próprio celular.

Além disso o cliente escolhe se o débito será em conta corrente ou poupança. Então considere continuar a oferecer o bom e velho boleto para seus clientes.

5 – QR Code (Quick Response) pelo celular

Este código bidimensional é a evolução do código de barras. Atualmente, sua leitura fornece muito mais informações sobre o produto além do preço. Com ele, o consumidor também pode fazer a compra do produto.

Para isso é preciso que a mercadoria seja codificada e que o consumidor tenha um aplicativo baixado no celular.

Apesar de ainda ser pouco explorado no Brasil, é uma opção de pagamento que começa a ser cada vez mais usada no mundo.

Pode ser que nem todas estas formas de pagamento estejam sendo amplamente utilizadas, mas é bom que você conheça as principais tendências do mercado e considerar quais delas valem a pena a sua atenção. Afinal, no futuro, você não vai querer perder uma venda por não oferecer a forma de pagamento preferida do seu cliente, certo?

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