Como conquistar um comprador Omnichannel?

Se a sua loja física tem e-commerce, é fundamental que você conheça dois conceitos: Omnichannel e Omnishopper. Mas o que é isso, e porque é tão importante?

Vamos explicar:

Omnichannel

“Omni” vem do latim e significa “tudo”. “Channel” é uma palavra inglesa que quer dizer “canal”, ou seja, traduzindo livremente: todos os canais. Dentro do e-commerce isso significa um canal de vendas integrado: loja física, loja virtual e compradores.

Dentro deste conceito, é fundamental explorar todas as possibilidades de interação com o consumidor e das experiências dele com a sua marca. E o mais importante: FIDELIZAR este consumidor.

Para isso seu e-commerce deve ter a mesma identidade visual que sua loja: cores, logotipo e linguagem. Assim, quando o comprador entra em sua loja virtual para pesquisar uma poltrona, por exemplo, ele se sente “em casa” e mais seguro no ambiente virtual.

Através do Omnichannel também deve ser possível que o cliente faça a compra online e tenha a opção de retirar o produto na loja física ou recebê-lo casa. Percebeu a experiência de compra do começo ao fim? Tudo isso em um só local, ou seja, a sua loja!

Na teoria parece simples, o problema é competir com as grandes redes (cerca de 350 mil lojas) que concentram 70% das vendas online. Por serem grandes, eles têm mais estrutura, compram em grandes quantidades e têm maior poder de negociação com os fornecedores.

Mas isso não quer dizer que tudo está perdido! Veja como conquistar este tipo de cliente, o Omnishopper:

Omnishopper

Mais uma vez, traduzindo livremente, é o consumidor que “compra de tudo”. Ele está acostumado com a internet e já se sente à vontade comprando online. Mas como competir com as grandes redes?

Existem uma fatia de consumidores a ser explorada: cerca de 40% dos consumidores nunca fizeram compras online e você pode “fisgá-los” através de aplicativos e redes sociais. E mais: pesquisas mostram que estes consumidores são facilmente fidelizados (isso se você proporcionar uma boa experiência de compra).

E como fazer isso? Você pode começar atuando nas redes sociais, é muito fácil: através da página da sua loja você pode promover posts através do Facebook e Instagram. Eles têm um custo baixo e alcançam um grande número de pessoas, sendo possível filtrar o público que você quer atingir: classe social, sexo, localização e outras variáveis.

Uma boa dica é mirar nos consumidores com mais de 35 anos: pesquisas mostram que eles têm a tendência de comprar bens duráveis, como móveis, enquanto pessoas mais novas compram mais roupas, sapatos e acessórios.

Como você viu, é possível conquistar clientes “Omnishoppers” apesar da concorrência com as grandes redes. Existem um universo de consumidores a ser explorado, basta usar as ferramentas corretas!

 

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