Você só fala com seu cliente quando precisa dele?

Se você está agindo assim, é melhor repensar suas atitudes. Mesmo que a relação seja comercial, ninguém gosta de ser lembrado só por interesse.  Nesse post vamos te dar dicas valiosas de como melhorar sua relação com seus clientes para que eles se sintam valorizados como pessoas e não apenas como compradores.

1 – Aniversários

Pegue sua base de dados (de todos os clientes) e envie um e-mail marketing personalizado parabenizando-os pela data. Mas atenção! Faça isso no dia certo evitando enviar uma mensagem genérica para todos os clientes que fazem aniversário naquele mês.  Com as ferramentas atuais é possível inserir até o nome do cliente antes da mensagem de forma fácil e rápida. O funcionário responsável por isso vai levar apenas alguns minutos por dia para executar esta tarefa;

2 – Pós-venda

Este é um ponto chave que vai deixar seu cliente de queixo caído. Após a venda, espere alguns dias e ligue para verificar se ele está satisfeito com o produto. Se ele estiver, ótimo: seja breve e agradeça pela atenção, parabenizando-o pela compra. Se ele tiver alguma reclamação, você deverá resolvê-la o mais rápido possível. Por exemplo: se uma das cadeiras do jogo de jantar veio danificada, verifique o que houve e, se for falha do transporte, substitua a peça imediatamente. Peça desculpas e cumpra o prazo estabelecido para reparação;

3 – Novos produtos

Aqui, além de vender, a ideia é agradar ainda mais o cliente. Vamos supor que ele comprou um jogo de sofá. Da próxima vez que ele for à loja, mostra a ele aquele conjunto de poltronas ou almofadas que vão combinar perfeitamente com aquele móvel. O importante é que o cliente fique feliz por você ter se lembrado de suas preferências; e mesmo que ele não compre naquele dia, jamais irá se esquecer do bom atendimento;

4 – Dê boas notícias

Assim como no aniversário, você também pode disparar um e-mail marketing com boas notícias para seus clientes. Por exemplo: Olá (nome do cliente): para facilitar sua vida, a partir de agora estamos aceitando novas formas de pagamento como os cartões “X” e “Y” e boleto bancário. Ou então: “Para sua comodidade, agora temos convênio com o estacionamento ao lado da loja”. As chances de venda vão aumentar e a satisfação do seu cliente também;

5 – Converse

Muitos clientes antigos gostam de ser recebidos em sua loja como se fossem velhos amigos. Por isso, chame-os pelo nome e, antes de começar o processo de vendas, pergunte como vão as coisas na sua vida e convide-o para tomar um café. Deixe que ele tome a iniciativa de perguntar sobre os produtos. Às vezes o que ele precisa é apenas bater um papo com você e, mesmo que saia sem comprar nada, será um cliente fiel e divulgador da sua loja.

Resumindo: não fale com o cliente apenas quando você precisar dele para aumentar suas vendas ou quando tiver alguma promoção. Além de cliente, ele também é uma pessoa que gosta de ser lembrada em datas especiais ou quando tiver boas notícias!

Foto: FreePik

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