Como fazer do seu concorrente um aliado

Que tal parar de se incomodar com a concorrência e fazer dela sua aliada? Mas como? Através do benchmarking, que é a comparação de práticas e serviços para identificar o que pode ser feito para melhorar o desenvolvimento da sua própria empresa.

Não se trata de copiar ou imitar o outro; é preciso identificar os diferenciais que estão levando o concorrente a ter sucesso em determinados aspectos e adequar essas melhores práticas às peculiaridades de seu próprio negócio. Veja como fazer:

1 – Evite comparações

Comparar sua loja com a do concorrente  pode ser uma grande tentação. Afinal, você tem que competir com ele pela atenção dos clientes. Mas evite fazer isso, até porque as outras lojas têm outra realidade. O ideal é observar atentamente como elas funcionam. Daí se for viável, incorpore os bons exemplos na sua loja. Para ir mais além no processo de observação, contrate serviços de cliente oculto (já fizemos post sobre isso) ou peça para amigos irem até outras lojas e contarem para você como foi a experiência deles;

2 – Preços

Se a sua loja vende produtos do mesmo fornecedor ou similares, verifique se os seus valores estão dentro da realidade do mercado. É claro que sempre o cliente vai optar pelo menor preço, que é o principal critério de “desempate” entre as lojas. Mas se você não conseguir oferecer o preço igual ao do concorrente, tente aumentar o número de parcelas ou ampliar as formas de pagamento. É uma boa tática que pode garantir sua venda;

3 – Observe outros ramos

Tudo bem, sua loja vende móveis, mas isso não quer dizer que você não possa observar (e até implementar) ações bem sucedidas de outros segmentos. Negócios de alta complexidade, por exemplo, como a própria indústria do seu fornecedor, podem lhe dar ótimas ideias de como gerenciar seu negócio e até como organizar seu showroom;

4 – Proximidade

Seus negócios estão indo bem e de repente você percebe que alguém vai abrir uma loja de móveis no mesmo quarteirão. Antes de “arrancar os cabelos” e ficar preocupado, pense que esta pode ser uma boa oportunidade para que aquele ponto em que você está instalado seja considerado como “referência” do setor, ou seja, quem quiser comprar móveis saberá que ali poderá encontrar variedade sem precisar se deslocar muito;

5 – Diferenciais

Após analisar os concorrentes, procure oferecer serviços exclusivos para eles como atendimento personalizado, entrega com horário marcado, promover ações de fidelização e até fornecer consultoria em decoração. Os clientes vão perceber a atenção extra que está sendo dada a eles e você terá grandes chances de “driblar” a concorrência.

O importante é entender que a concorrência pode um bom aliado para lhe orientar e ajudar a impulsionar seu negócio. Isso pode ser feito através da observação, busca de novos mercados e saídas para encantar o consumidor, de maneiras que vão além de apenas ofertar um produto ou serviço equivalente aos demais. 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!