O que a indústria pode fazer para te ajudar a vender

Quando as vendas vão bem todos saem ganhando. Por isso algumas indústrias investem em ações para lojistas para que eles possam vender mais e melhor. Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito e informe-se com seu fornecedor sobre os benefícios que você pode ter:

1 – Conhecimento

Não basta você achar os móveis bons e bonitos. Para que você tenha argumentos para convencer os clientes e ajudá-los com suas dúvidas, é fundamental que você conheça o produto. Por isso algumas indústrias investem em eventos no qual lojistas de várias partes do Brasil são convidados a conhecê-la. Durante a visita, eles participam de palestras, fazem um “tour” pela indústria, conhecem pessoalmente os diretores e até recebem orientações para melhorar seu negócio e vendas. Informe-se se seus fornecedores oferecem esta atividade ou então tome a iniciativa e agende uma visita;

2 – Material de apoio

A indústria deve fornecer material impresso como catálogos, banners, folders e uma página na internet com informações detalhadas e atualizadas sobre os produtos, bem como toda a linha de móveis produzidos. Esse material é um ótimo complemento do showroom e ajuda muito na hora da venda. Imagine que o cliente gostou de um sofá, mas quer saber se ele está disponível em outra cor. Com esse material, o cliente poderá visualizar todas as opções de cores, modelos, texturas e acabamentos e você poderá garantir sua venda;

3 – Comunicação

No dia a dia da loja é comum surgirem dúvidas quanto a prazos de entrega, detalhes técnicos ou novos lançamentos.  Seu fornecedor pode ajudá-lo mantendo um canal de comunicação que seja rápido e eficiente, por telefone ou internet. O importante é que você seja atendido por um funcionário treinado para resolver seu problema. Este canal de comunicação também pode incluir um espaço exclusivo no site para você lojista com um blog (com informações e novidades sobre a área), área para rastreamento de pedidos e chat online;

4 – Representantes

Hoje em dia eles são muitos mais do que “anotadores de pedidos”. Nas boas indústrias este profissional vai muito além: por conhecer a fundo o produto, ele pode te dar dicas de como organizar melhor seu showroom, como quais produtos você deve evidenciar, conversar com seus vendedores e orientá-los e até trocar ideias com você sobre as tendências do mercado. Ele pode ser um grande aliado das suas vendas. Então aproveite a visita do representante para que ele possa lhe ajudar!

Gostou das orientações? É muito importante que sua relação com a indústria seja bem mais ampla, ou seja, ela não deve ser apenas uma “uma simples fornecedora de móveis”.  Assim todos saem ganhando: a indústria, você e seu cliente.  

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