Porta articulada ou deslizante, o que é melhor?

 

Você deseja comprar um armário ou guarda-roupas e está com dúvidas sobre qual tipo de porta é ideal? Então este post é para você!

As portas de móveis podem ser de dois tipos – articuladas e deslizantes. Mas como saber qual é a melhor?

Tudo vai depender mesmo da sua necessidade e do seu gosto, mas existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o modelo de porta do seu novo móvel.

Porta deslizante

A grande vantagem da porta deslizante é a otimização do móvel, pois ela economiza bastante espaço e ainda deixa o ambiente mais “clean”. Dessa forma, é ideal para cômodos menores, onde qualquer centímetro a mais é importante no projeto.

Quando pensamos em decoração, precisamos realmente focar em alguns objetos coringa, além de móveis funcionais e bonitos; sendo assim, as portas deslizantes realmente oferecem design, espaço melhor para circulação de pessoas e ainda nos dão a chance de inserir mais peças chave para uma decoração bem produzida.

1-porta-articulada-deslizante(Portas deslizantes, para mais economia de espaço. | Fonte: Pinterest)

Uma ideia bacana e bem prática nos dormitórios, por exemplo, são os guarda-roupas com portas de correr, cada vez mais usados em quartos de casal, solteiros, jovens e crianças, favorecendo o espaço geral do cômodo e um design minimalista.

2-porta-articulada-deslizante(Quarto amplo com guarda-roupa com porta deslizante. | Fonte: Móveis Província)

As portas deslizantes funcionam através de um mecanismo de roldanas com rolamentos e podem ter amortecedores nos seus trilhos para suavizar o impacto, trazendo mais conforto e maior durabilidade para este tipo de porta. Também é possível inserir espelhos de corpo inteiro, no caso de guarda-roupas, como já é prática em muitos móveis convencionais.

3-porta-articulada-deslizante(Para um visual mais minimalista, a porta deslizante é a mais indicada. | Fonte: Pinterest)

Uma precaução que deve ser tomada quando você for adquirir um móvel com porta deslizante é se certificar de que o piso onde ele será colocado esteja perfeitamente nivelado, isso irá garantir maior estabilidade ao móvel e evitará que as portas fiquem desniveladas e entortem, impedindo que deslizem bem. Para solucionar este problema, as empresas mais renomadas na área de móveis passaram a utilizar uma roldana com sistema de altura, dessa forma, mesmo com o piso irregular as portas deslizam com toda a facilidade, graças a essa roldana que é um excelente diferencial de qualidade e durabilidade.

Portas articuladas

As portas articuladas precisam de um mínimo de espaço para serem abertas e, dessa forma, os móveis que possuem este tipo de porta são mais indicados para espaços mais amplos.

Por outro lado, as portas articuladas levam algumas vantagens em relação às portas deslizantes, como a maior facilidade para inserir acabamentos usinados e sistema de amortecimento para um fechamento suave.

4-porta-articulada-deslizante(Porta articulada de armário de cozinha com sistema de amortecimento por pistão. | Fonte: Pinterest)

5-porta-articulada-deslizante(Portas articuladas exigem mais espaço na frente do móvel, mas facilitam a limpeza e acesso a todo conteúdo armazenado. | Fonte: Pinterest)

Contudo, a vantagem principal das portas articuladas é o fato delas poderem ser abertas totalmente, permitindo que você tenha um excelente acesso a todo o conteúdo do armário de uma vez só, o que facilita também na hora da limpeza. Isso difere das portas deslizantes, que sempre deixam uma das partes do armário inacessível.

6-porta-articulada-deslizante(Quarto com  Guarda-roupa com portas articuladas.| Fonte: Móveis Província)

Compreendeu a diferença entre as portas articuladas e deslizantes? Cada uma possui seus pontos positivos de acordo com as suas necessidades, não há uma melhor do que a outra, certo?

7-porta-articulada-deslizante(Guarda-roupa com porta articulada. | Fonte:Pinterest)

Para brincar um pouco com as possibilidades de inserir móveis com portas articuladas ou deslizantes em seu projeto, que tal usar o nosso simulador mooble? Assim você terá certeza de qual será a melhor escolha para o seu espaço!

E então, gostou do post? Compartilhe estas dicas com seus amigos e até a próxima! 😉

Share on Facebook401Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Deixe seu comentário