Dicas práticas sobre como organizar gavetas

A vida organizada é muito mais fácil, não tem jeito!

Já reparou como é difícil para um bagunceiro sair de casa? Ter que encontrar roupas e objetos em meio à desordem é realmente desafiador, e no mundo agitado de hoje, perder tempo não está no programa, não é verdade?

Sabendo disso, nossa dica de hoje é sobre como manter suas gavetas em ordem para um dia a dia muito mais prático, vamos lá?

  • Saiba o que você possui e veja se realmente precisa de tudo

2-como-organizar-gavetas(Antes de organizar, selecione! | Fonte: Pinterest)

Antes de iniciar qualquer organização, selecione o que é realmente importante, o que pode ser doado e o que deve ser descartado, neste momento de “mão na massa” separe 3 grandes caixas para ir colocando cada item na caixa correspondente.

Ao final deste processo, doe os itens que deve doar, descarte o que não tem mais serventia e então, com as peças realmente importantes em mãos, crie um destino certo para cada uma delas, afinal, cada coisa deve ter um lugar certo! Para isso, o ideal é criar categorias, e então ir organizando cada coisa em seus respectivos destinos.

  1. Priorize suas roupas e itens do dia a dia

As roupas, acessórios e objetos que você mais utiliza na sua rotina devem estar em um local mais acessível, você pode guardá-los nas gavetas de cima, já que são mais fáceis de acessar. Nas gavetas mais baixas guarde aquilo que usa menos.

  1. Dobre suas roupas de modo padronizado

3-como-organizar-gavetas(Dobrar formando rolinhos ajuda a economizar espaço. | Fonte: Pinterest)

Padronize a dobra de suas roupas, ou seja, dobre-as do mesmo tamanho e na hora de acomodá-las nas gavetas, vá empilhando em formato de “cascata”, deixando um espaço de dois dedos entre uma e outra, assim você poderá visualizar todas as suas peças na hora de escolher qual quer usar.

Outra forma de guardar é dobrando como “rolinhos”, o que economiza espaço, mas nesse caso, prefira fazer isso com tecidos que não amassam muito, como o das camisetas de malha. Para guardar os sutiãs com bojo, acomode-os abertos na gaveta para que eles não se deformem.

4-como-organizar-gavetas(As roupas íntimas, por serem de uso diário, podem ser acomodadas na primeira gaveta. Os sutiãs com bojo devem ficar abertos para não deformarem | Fonte: Pinterest)

  1. Separe por cores e por tipos de tecido

5-como-organizar-gavetas(Arrumar por cor e tipo de tecido é mais uma dica de organização. | Fonte: Arrumadíssimo)

Ao separar por cores, tanto nas gavetas como nos cabides, você encontrará harmonia e verá que fica muito mais fácil montar um “look” para o seu dia de acordo com a cor que busca. Ao separar por tipos de tecido, você evitará que tecidos finos desfiem em contato com tecidos mais grossos ou com alguma textura.

  1. Cabides para quê?

Nem sempre as gavetas são suficientes para armazenar todas as nossas roupas, sendo necessário colocá-las nos cabides, mas atenção para a dica: se a roupa esticar ou deformar quando pendurada, então guarde-a na gaveta! Use os cabides para roupas como vestidos, jaquetas, calças e lenços, por exemplo.

  1. Mude suas gavetas de acordo com a estação do ano

Conforme já mencionamos, de prioridade para as roupas mais utilizadas no dia a dia, sendo assim, varie a disposição de suas roupas de acordo com a estação do ano, guardando roupas de frio no maleiro durante o inverno, por exemplo.

  1. Tirou, devolva para o lugar certo!

6-como-organizar-gavetas(Etiquetas ajudam a marcar os destinos de cada peça em armários e gavetas. | Fonte: Pinterest)

Arrumar é fácil, difícil mesmo é manter a ordem, não é mesmo? Mas tenha disciplina e fique firme, etiquetar as gavetas e as áreas dos cabides no armário também pode te ajudar a devolver cada item ao seu local correto.

Nichos no interior das gavetas também facilitam bastante o armazenamento das peças, especialmente as menores, e ajudam a devolvê-las no lugar certo depois. Para isso, você pode comprar divisórias em lojas especializadas, ou usar caixas de papelão, reutilizar potes de sorvete ou até mesmo embalagens de cereal encapadas com um belo papel colorido.

7-como-organizar-gavetas(Organizadores ajudam a devolver tudo no lugar certo. | Fonte: Pinterest)

  1. Reorganize periodicamente

De tempos em tempos refaça a organização de suas gavetas, livre-se daquilo que já não é mais útil, doe, renove e abra espaço para o novo!

E então, gostou das dicas de como organizar melhor suas gavetas?

Compartilhe com seus amigos e familiares para que todos possam também perceber como a vida organizada é mais fácil e prática!

Confira outras dicas como esta aqui no nosso Blog, certo?

Abraços e até a próxima!

Share on Facebook5Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Newsletter

Informe seu e-mail e receba nossos informatívos.

Obrigado por assinar nossa Newsletter!